TREINAMENTO ABNT - SEGUNDA ETAPA

Realizada na segunda quinzena do mês de dezembro de 2011, a segunda etapa do Treinamento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Na pauta, a realização do Curso Sistema Integrado de Gestão (Qualidade, Meio ambiente e Saúde e Segurança Ocupacional), que possibilitou aos alunos uma avaliação sobre a correta implementação e conceito sobre o Sistema.

Para participar desse último momento, foi necessário que os participantes tivessem  conhecimento das Normas ABNT NBR ISO 9001:2008 (Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade), ABNT NBR ISO 14001:2004 (Requisitos do Sistema de Gestão Ambiental) e ABNTNBR ISO 18081:2010 (Política Nacional de Segurança no Trabalho), já estudadas na primeira etapa do treinamento.

No conteúdo programático abordado destacaram-se os seguintes assuntos: Motivo da existência de tantas normas diferentes; Visão geral das Normas ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO 14001, ABNT NBR ISO 18801; Requisitos comuns entre todas as Normas e o que é tipicamente integrado; Como integrar estes requisitos e implantá-los na organização; Etapas para implantação de um Sistema de Gestão Integrado.

Estiveram presentes, o presidente da CAEMA, engenheiro João Reis Moreira Lima e demais diretores. Na oportunidade a instrutora ressaltou a importância de serem adotadas as Normas da ABNT em todos os processos da Companhia, tendo o presidente se manifestado a favor dessa conduta.

O Treinamento foi ministrado por Adriana Santos, engenheira química pela Universidade Mackenzie, com especializações em Administração da Qualidade; Qualidade e Produtividade; Planejamento, Produtividade, Qualidade e Sistemas de Gestão Integrados.