O sistema de esgotamento sanitário da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA também vem sendo beneficiado com ampliações e serviços de desobstrução nas redes coletoras, visando melhorar a qualidade de vida da população e preservar o meio ambiente.
Cinco dias foi o prazo necessário para resolver um dos grandes problemas na rede de esgoto do bairro Maiobão que vinha incomodando os seus moradores. A principal causa era uma obstrução na rede coletora da Avenida Sete, uma das principais e mais movimentadas vias de acesso ao conjunto. Equipes de operadores se reuniram com técnicos e engenheiros, dentre os quais o diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, Cristovam Dervalmar Rodrigues Teixeira Filho, que se empenharam em recuperar o trecho afetado. Também foram construídos mais três poços de visitas, melhorando significativamente o fluxo dos dejetos pela rede.
Assim como o Maiobão, outros bairros também são atendidos diariamente pela Companhia com os serviços nas redes de distribuição de água e nas redes coletoras de esgotos. No bairro Codozinho que encontrava-se com o abastecimento em estado crítico, foram realizadas algumas manobras, com sucesso, para aumentar a vazão de água para os moradores.
Nas Ruas 12 e 13 da Unidade 203, Cidade Operária, equipes da Gerência de Negócios da Cidade Operária lideradas pela coordenadora de Operação e Manutenção do Sistema Coletor, Conceição de Maria Santos Haidar, realizaram consertos na rede coletora de esgotos com obstruções de grandes riscos. Nas Ruas 5 e 14, Unidade 105 do mesmo bairro, as equipes de operadores fizeram consertos de ramais e redes coletoras, ocasionadas pela quebra de galeria de águas pluviais.
Para acelerar a execução dos serviços, o usuário deve ligar para a Central de Atendimento ao Cliente da CAEMA 08007010195 e fazer a sua reclamação. Lá são registradas todas as solicitações de serviços como vazamentos de ramal e de rede; obstrução de esgotos; reposição de calçamentos; faltas de água e ainda obter informações comerciais.
O serviço funciona 24 horas e a ligação é gratuita de qualquer telefone fixo, celular ou orelhão. A Central foi preparada para receber todas as demandas. Para isso, dispõe de equipamentos como impressoras, computadores, linha telefônica, circuito de dados e pessoal habilitado. As atendentes do 08007010195 repassam instantaneamente as solicitações de serviços aos setores responsáveis, facilitando a execução do mesmo dentro de até 48 horas, tendo prioridade os casos de vazamentos de água.
E não é só isso. Existe ainda a Assessoria de Relacionamento com o Cliente da Companhia que, através do número 32195170 32195188, entra em contato diariamente com as Gerências de Negócios da capital, responsáveis diretamente pela execução dos serviços.
De acordo com informações do assessor de Relacionamento com o Cliente, William Campos Rio Branco, se houver maior sintonia entre a central 08007010195 e os clientes, os serviços nos sistemas de abastecimento de água e de esgotos terão uma melhora significativa. “O contato direto do cliente com esse setor acelera a execução do serviço solicitado” disse, explicando que a CAEMA registrou no ano passado 10.738 ocorrências. Desse total, 10.397 foram executadas. No mês de janeiro de 2012, foram computadas 331 ocorrências e já foram executadas até o momento 294.
Além disso, a Assessoria de Comunicação da Caema disponibiliza também os números 32195007 e 32195009 para os usuários fazerem as suas solicitações, caso encontrem alguma dificuldade com a Central de Atendimento. Essa melhora nos últimos três anos se deve ao trabalho realizado pela equipe da Companhia que tem se empenhado em resolver os problemas dos usuários da capital no menor espaço de tempo possível.