Revitalização de Sistema de Abastecimento leva mais água a Barra do Corda

O Governo do Maranhão está aumentando progressivamente o abastecimento em cidades do interior do estado. Em Barra do Corda, R$ 1,9 milhão foram aplicados para recuperação e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da cidade.

Já foram realizadas 85% das obras de melhoria da Estação de Tratamento (ETA), segundo a Gerência Regional da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) em Presidente Dutra, a qual a Companhia de Barra do Corda é ligada.

O avanço nas obras, parte do Programa Água Para Todos na cidade, já levou melhoria significativa ao abastecimento em diversos pontos e bairros da cidade, sentida e aprovada pelos moradores.

“Todas as intervenções já concluídas seguiram um planejamento e cronograma para que se reabilitasse a estrutura desde a captação superficial no Rio Corda até a Estação de Tratamento de Água, para incremento na produção de água tratada”, diz Luciano Cavalcante, da Gerência Regional de Presidente Dutra.

Luciano explica que, na captação, a obra priorizou a troca das bombas antigas e desgastadas por três novos conjuntos moto-bombas de maior potência (60 cv), com vazão de 380 mil litros por segundo cada, alinhadas com a instalação de novos quadros de comando.

Também foi implantada uma rede adutora de 400 milímetros de diâmetro para conduzir mais água até o parque de tratamento, onde ela se torna potável.

“Nesta fase do tratamento, a ETA também ganhou um novo leito filtrante, foram trocadas as palhetas e outras três novas bombas de alta capacidade que levam a água já tratada para o principal reservatório de distribuição também foram trocadas”, diz Luciano.

A obra também contempla melhorias no aspecto e funcionalidade das estruturas que abrigam os equipamentos e insumos da Estação. Isso sanou um problema técnico que perdurava desde os primeiros anos de funcionamento da ETA.

“Pela falta de um local específico para abrigar as bombas em operação na captação, elas ficavam em um contêiner, sem muitas condições para essa finalidade, o que dificultava até mesmo as manutenções”, explica Luciano.

“Para resolver o problema foi construída em alvenaria e dentro dos padrões adequados uma nova casa de máquinas-bombas, dando melhores condições tanto para o equipamento quanto para os operadores”, acrescenta.

De acordo com Luciano, estas obras civis reúnem, também, a reforma e ampliação da casa de química (para guarda de insumos), reforma de laboratório bacteriológico, de físico-química, e quarto-vestiário para operadores.

A obra de reforma e ampliação está em fase final para permitir um reforço de vazão que praticamente dobrará a capacidade de produção de água tratada para atender um total de 15 mil ligações ativas.

Além de levar mais água para áreas já atendidas, como Altamira, Trizidela, Incra, Centro e outros, o sistema vai ficar mais abrangente. Com o incremento de vazão, o alcance do abastecimento poderá aumentar, ampliando o número de clientes atendidos.

Dentro do projeto, foram direcionados recursos para ampliar a rede de distribuição em mais de 5,2 quilômetros, o que também gerou 270 novas ligações domiciliares.

“A operação dos novos equipamentos vai corresponder a um reforço de vazão de 380mt³/h, alterando a vazão de 500mts³/h para 700mts³/h”, explica sobre Milne Silva Jorge, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto.

A recuperação também se converte em um abastecimento mais confiável, já que o potencial do sistema não sofrerá mais paradas não programadas devido a problemas relacionados à ação do tempo.

O Sistema de Abastecimento então poderá funcionar em capacidade de 100%, melhorando a qualidade do serviço aos usuários em Barra do Corda.

Moradores

Domingos da Conceição, morador do bairro Tamarindo, na sede do município, onde também foi implantada parte da rede nova, aprova as obras que vêm sendo realizadas na cidade.

“Isso é um serviço que há tempos já deveria ter sido feito pra melhorar a vida desse povo aqui. A água aqui era fraca, vinha na avenida ali mas não chegava aqui nessas casas não. Isso aqui foi uma coisa muito boa que foi feita pra mim aqui e pra nós todos aqui do bairro, foi muito bom!”, conta.

O mesmo diz Fagner Barros, que espera eliminar um custo quase que diário na compra de água: “Com o poço que tem aqui e já abastece parte do bairro, nós temos a expectativa de uma melhora maior ainda, por que água é uma coisa que a gente necessita muito, né? Essas bombas novas vão ajudar muito”.

Programa Água Para Todos

Todo investimento para revitalizar o Sistema de Abastecimento de Água de Barra do Corda vem de aportes do Governo do Estado, através do Programa Água Para Todos, lançado em 2015.

O objetivo do programa é mudar todo o quadro de defasagem em relação à questão do abastecimento, não só neste município, mas em todas as cidades do Maranhão, que contam com sistemas operados pela CAEMA.