CAEMA realizará operação para garantir abastecimento e evitar problemas durante cheia do Rio Itapecuru

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) vai realizar parada programada do Sistema de Abastecimento de Água da cidade de Itapecuru-Mirim, a partir desta sexta-feira dia 20, com previsão de retorno de operação na próxima segunda-feira (23). A intenção é implantar medidas na área de captação de água bruta, às margens do Rio Itapecuru, para evitar problemas no abastecimento.

De acordo com a Diretoria de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente – DO/CAEMA, as constantes chuvas na cabeceira do Rio Itapecuru têm feito o nível do rio subir consideravelmente e está obrigando a realização de medidas preventivas. Segundo o diretor André dos Santos Paula, é importante que se tome as providências o quanto antes, para que a normalidade do abastecimento no município não corra nenhum risco, e assim, se garanta o abastecimento à população.

“Mediante o acompanhamento do nível do rio, e após verificar a situação in loco, bem como apresentar e discutir as medidas cabíveis, optamos por fazer a parada durante o fim de semana, evitando dias normais de atendimento em órgãos públicos, maior movimento do comércio e outros fatores, para que os impactos sejam reduzidos”, explicou o diretor.

Durante a parada, será feita a remoção de equipamentos da casa de comando da captação, que corre o risco de ser atingida pela cheia do rio e causaria danos aos quadros elétricos, e toda rede de alimentação para os equipamentos da captação. Além disso, será feito também o traslado do flutuante (base tubular de ferro, que comporta o conjunto de bombas que captam a água do Itapecuru para abastecer os habitantes da sede e entorno), para um lugar mais seguro.

“No caso do flutuante, nós iremos removê-lo para uma área onde possa ficar ancorado.  Também iremos fazer a estabilização, com boias, dos magotes de condução da água bruta até a captação, para que seja praticamente eliminado o risco de um entorno, ou de uma submersão do equipamento”, explicou o gerente Regional de Itapecuru, José Carlos de Araújo. Ele evidenciou ainda, que a transferência do flutuante envolve uma série de outros equipamentos necessários a captação, a exemplo dos barriletes (estruturas hidráulicas de tubos, conexões e registros), que por isso a remoção precisa de procedimentos preliminares a serem executados antes da ação propriamente dita, como por exemplo, a execução de alguns reparos na estrutura do próprio flutuante.

Retomada

Apesar da parada no Sistema de Abastecimento de Água de Itapecuru estar programada para iniciar às 7h desta sexta-feira (20), com o retorno da operação previsto para voltar a ocorrer na segunda-feira (23), com bombeamento de água bruta por volta de 6h da manhã, a CAEMA enfatiza que pretende superar expectativas e fazer todo o serviço de remoção durar bem menos tempo. No entanto, o gerente Regional de Itapecuru deixa claro que, para que isso aconteça, é preciso que o tempo apresente condições favoráveis, dando possibilidades para que as equipes envolvidas acelerem os trabalhos.

Deste modo, ele orienta a população a armazenar e fazer uso da água em casa de forma consciente, de modo que possa suprir suas necessidades, mas também economizar, para que não venha a sentir dificuldades durante este período. É importante também ter em mente, segundo José Carlos, que o abastecimento depende de um tempo para se restabelecer, uma vez que as redes de abastecimento de água precisam de vazão e pressão para chegar até as torneiras de forma gradativa.

“A partir do momento em que se findarem os procedimentos de remoção, nós iniciaremos o bombeamento da água da captação a estação de tratamento, e após iremos envia-la pelas redes. De qualquer forma, é preciso ter em mente que essa água precisa de um tempo para atingir as torneiras, o que ocorrerá de forma gradativa a todos os usuários”, explicou ele.