CAEMA apresenta investimentos e avanços no saneamento básico do Maranhão a integrantes de missão francesa

Na última sexta-feira (30), a diretoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) recebeu a visita de integrantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), uma missão que veio ao Maranhão para conhecer os avanços obtidos com os recentes investimentos em abastecimento e saneamento básico realizados pelo Governo do Estado, por meio das ações da CAEMA. Durante a conversa, também foram discutidos investimentos futuros que podem vir a ser realizados no estado com o apoio do governo francês.

Acompanhados do secretário Enos Ferreira, da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais do Maranhão (Sepe), os integrantes da Agência Francesa de Desenvolvimento foram recepcionados pelo presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo; pelo diretor de engenharia e meio ambiente, João José Azevedo; e pelo diretor de operação, Manutenção e atendimento ao cliente, André dos Santos Paula, entre outros chefes de setores estratégicos da empresa.

A visita, de caráter técnico e com o objetivo de captação de novos recursos e apoio à projetos nesta área, concretiza a primeira parte das negociações junto à Agência de Desenvolvimento, cujas tratativas foram iniciadas no primeiro semestre de 2017. A comitiva da AFD trouxe ao estado trêsrepresentantes do órgão, entre eles, o Chefe de Projetos de Água e Saneamento da AFD França, Jean Edouard Martin e Rogério Barbosa, gestor de Projetos AFD Brasil, para tomar conhecimento dos projetos, situação financeira e ações da CAEMA.

Além do representante da Sepe e da CAEMA, como proponente dos projetos para aporte de recursos, também participaram das conversas outras secretarias e órgãos do governo, como a Secretaria de Planejamento e Orçamento do Maranhão e a Secretaria Municipal de Articulação Institucional.

O presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo, classificou a reunião como muito positivas. “Isto faz parte de uma postura determinada do Governo do Maranhão em buscar cada vez mais parcerias para alavancar os níveis e percentuais de saneamento básico no estado, mudando os aspectos sociais e econômicos nesta área e a qualidade de vida do cidadão de forma prática e efetiva”.