CAEMA e SEDUC firmam parceria no Dia Mundial do Meio Ambiente

Com o objetivo de alertar a população mundial acerca da preservação do meio ambiente, a Organização das Nações Unidas instituiu, para 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) realizou, durante todo o dia, uma série de atividades de conscientização sobre a responsabilidade coletiva com o planeta e, na oportunidade, também assinou Termo de Cooperação Técnica com a SEDUC sobre os cuidados com as águas.

O termo celebrado visa a formação continuada e o acompanhamento da política pública estadual de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030. Isto implica na produção de materiais didáticos para a realização do trabalho pedagógico, que objetiva a tomada de conhecimento no que diz respeito aos impactos causados pelo homem ao meio ambiente e, também, da limitação de recuperação deste, uma vez que os recursos naturais não são inesgotáveis.

O secretário de Estado da educação, Felipe Camarão, enfatizou a importância do projeto para rede de ensino público do Maranhão. “A educação como um todo é importante e não podemos deixar de fora a Educação Ambiental. Da mesma forma, não podemos jogá-la de qualquer jeito aos estudantes, por isso, este trabalho foi desenvolvido em conjunto entre educadores da SEDUC e equipe da CAEMA, minuciosamente, para que essas práticas sejam problematizadas desde cedo, por meio da interdisciplinaridade nas escolas”, ressaltou o secretário.

O presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo, declarou que é preciso formar competências para que seja possível controlar os crescentes problemas ambientais. “Só conseguiremos por meio da Educação. Portanto, celebrar acordo de um projeto que vai propiciar conhecimento essencial para a garantia das gerações futuras é uma honra. E preservar as nossas águas é primordial”, declarou o presidente da CAEMA.

O Caderno Educativo “Cuidando das Águas” é uma das peças de apoio que auxiliarão a capacitação dos estudantes acerca do uso consciente da água. No primeiro momento será abordado o uso no ambiente escolar, seguido de debates específicos sobre os meios corretos para a não poluição de grandes áreas, que implicam diretamente na sobrevivência de milhares de espécies da nossa fauna e flora, e da degradação contínua dos mananciais com suas respectivas consequências. Outra proposta é a criação dos espaços educadores, para experiência significativa dos alunos.

Outras Atividades

Para ressaltar a importância da preservação, também foi promovida a 1ª Feirinha Sustentável da CAEMA. Realizada de 8h as 17h, no hall de entrada da sede, reuniu-se arte, sustentabilidade e biodiversidade em objetos confeccionados com materiais que poderiam contribuir negativamente ao meio ambiente. Durante a exposição, móveis, artesanatos, sabão e uma variedade de produtos produzidos com materiais de reuso, salientaram a reflexão de que poluir é uma escolha. Dentre os objetos em destaque, tinham desde os preparados com a reciclagem de óleos, até sucatas sujas e garrafas pets.

Outra ação deste dia 5 de junho foi a doação de mudas de árvores aos colaboradores da Companhia, em parceria com o Impur. A atividade incentivou o replantio como combate ao desmatamento e exploração descontrolada e insustentável das Florestas. As mudas eram de plantas ornamentais e frutíferas, como amora, bacuri, cupuaçu e abacate.

O Dia Mundial do Meio Ambiente também foi a data escolhida para o lançamento da Pesquisa de Boas Práticas da CAEMA. A pesquisa reflete a preocupação da empresa para uma gestão ambiental cada vez mais eficiente. E para isto, a Companhia tem trabalhado para um melhor relacionamento do homem com a natureza e, por meio deste, provoca-se a adoção de boas práticas ambientais, com a redução dos desperdícios e custos, que voltará para a população em geral, com mudanças positivas e mais qualidade de vida.