CAEMA reúne líderes comunitários para debate sobre saneamento básico nas comunidades

 

Discutir medidas e colher sugestões para uma melhor prestação de serviços em saneamento público de qualidade para as comunidades e à população de modo geral. Com este objetivo, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) reuniu líderes comunitários e representantes de associações de moradores de São Luís para apresentar as diretrizes socioambientais da Companhia, os avanços obtidos por meio de investimentos e, ainda, esclarecer dúvidas sobre o modelo de serviço prestado pela Caema aos usuários.

Marcos Silva, coordenador socioambiental da Caema, enfatizou que a ideia partiu de uma necessidade de aumentar a participação destas comunidades, ouvindo suas reclamações, sugestões e também esclarecer dúvidas sobre a atuação da Caema, provocando um debate importante sobre a Companhia e o papel da população dentro deste processo.

O evento contou com a colaboração do Ministério Público, por meio da participação da 1ª Promotoria de Justiça Especializadas em Fundações e Entidades de Interesse Social de São Luís, com a presença da promotora Doracy Moreira Reis Santos. “No momento em que a Caema solicita apoio ao Ministério Público, conclama as comunidades para participar deste debate, mostra que tem um compromisso social, ela diz em alto e bom som: queremos acertar, podemos melhorar, é preciso caminhar junto com vocês. A partir de então, ela cria um espaço muito positivo, no qual todos podemos falar e contribuir com a mudança. Para nós, enquanto justiça social, isso é visto com muitos bons olhos e podemos dizer que a Caema está de parabéns por essa inciativa”, acentuou a promotora de justiça.

Entre as entidades comunitárias de bairros São Luís, presidentes de associações de conjuntos ou condomínios construídos e entregues pelo “Programa Minha Casa Minha Vida”, estavam também representantes de comunidades em áreas rurais que já contam com atendimento ou que desejam benefícios por parte da Caema.

Durante a apresentação, foi esclarecido como funciona o abastecimento, coleta e tratamento de esgoto da capital. Foi possível ter a dimensão da magnitude do trabalho para levar água e coletar esgoto em uma cidade do porte de São Luís, hoje com mais de 1,2 milhão de habitantes. “Por meio de sua rede de distribuição, a Caema consegue cumprir o desafio de atender 280.718 unidades consumidoras abastecidas. No quesito esgoto coletado também foi possível avançar muito, de 2014 para cá se conseguiu aumentar de 32% para 51% na coleta, e de 4% para 15,5% no tratamento, com a meta de se chegar a 70% após a conclusão das obras em curso”, enfatiza Marcos Silva.

Após estes e outros índices apresentados, vários participantes tiveram a noção do compromisso da Caema. A líder comunitária do bairro do Jaracaty, Rosa Maria Lima Veras, parabenizou o serviço em relação ao abastecimento prestado pela Caema, principalmente junto aos moradores da área que representa. Ela disse que tem regularidade da água nas torneiras dos moradores, mas que, na sua comunidade falta, para muitas pessoas, conhecimento sobre práticas para uso consciente e responsável. “A água lá em nossa área é muito boa e bem forte! O que precisa é não deixar se perder este recurso criando a consciência de que mais pessoas precisam dela”, disse.

O desperdício foi uma das temáticas do debate. Além de conhecerem as razões que colaboram para o percentual de desperdício, algo acima de 60% na capital, os participantes receberam informações sobre a importância do hidrômetro para uso racional, detalhes sobre o funcionamento e leitura do aparelho e aprenderam, também, técnicas para utiliza-lo como auxiliar na redução de consumo. “É importante que o conhecimento e as explicações feitas pelos técnicos e nosso corpo de estagiários, sejam disseminados em outro momento por meio das reuniões comunitárias, de modo que atinja nosso usuário final e contribua positivamente para distribuição da vazão, culminando em um melhor serviço de abastecimento para todos”, diz Marcos Silva.

 

 

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