REALIZADA A POSSE DE MEMBROS DAS CIPAS NA CAEMA

Aconteceu no dia 16 no auditório da sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), a posse dos membros eleitos para as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) da Sede Administrativa, do Sistema Produtor Sacavém e da Gerência de Negócio Cidade Operária. A cerimônia foi realizada após o término do Treinamento Específico, exigido pela Norma Regulamentadora Nº 5, responsável pela funcionalidade da CIPA nas empresas.

No período de 14 a 16 de setembro, os membros participaram de estudos aprofundados sobre O Papel e Atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Durante as 20 horas de treinamento, eles analisaram o material didático e discutiram sobre situações cotidianas do trabalhador que necessitam ser melhoradas.

O presidente da CIPA da CAEMA/Sede, Ozenilson Sousa Costa, da Coordenadoria de Atendimento a Grandes Consumidores, disse que além do evento “Semana Interna de Prevenção de Acidentes”, realizará outras atividades de conscientização sobre os prejuízos causados por acidentes no trabalho. O vice-presidente, Florisvaldo Castro Costa, se colocou à disposição para ser um canal de comunicação entre os colaboradores e a empresa.

As abordagens realizadas pelo técnico da Coordenadoria de Assistência Médica e Segurança do Trabalho da CAEMA, César Augusto, ao longo do treinamento, contemplaram os seguintes assuntos: Estudo do Ambiente das Condições de Trabalho e Riscos do Processo Produtivo; Metodologia de Investigação e Noções Básicas sobre Acidentes; Doenças de Trabalho e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS); Princípios de Higiene e Controle de Riscos e Organização e Atribuições da CIPA.

Para o técnico da Coordenadoria de Assistência Médica e Segurança do Trabalho da CAEMA, Ricardo Arruda, todos trabalham em comum para evitar acidentes e melhorar o ambiente de trabalho.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma equipe bilateral, na qual metade dos integrantes é eleita para representar os colaboradores. A outra metade é indicada pelo empregador para representar a empresa.

As eleições para CIPA acontecem anualmente, contudo, os benefícios aos eleitos se estendem por mais um ano além do mandato.

Membros Eleitos

CAEMA/SEDE