CAEMA INVESTE NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO E ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO INTERIOR

As reformas e ampliações realizadas periodicamente pela CAEMA nos diversos sistemas de abastecimento de água do Estado, estão contribuindo para melhorar a qualidade de vida de centenas de famílias que sofriam com a escassez da água.

Moradores dos municípios de Itapecuru-Mirim,  Barreirinhas, Santa Luzia, Santa Rita e Riachão já comemoram os benefícios recebidos através da implantação de sistemas de esgotamento sanitário, como também ampliação e melhorias nos sistemas de abastecimentos de água.

Itapecuru-Mirim

Está sendo implantado o sistema de esgotamento sanitário através do PAC I, que compreende a construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE); instalação de quatro mil metros de rede coletora; construção de uma elevatória de esgoto e a construção emissários de esgotos (2.500m de tubulação de 300mm), cuja função é conduzir os dejetos da elevatória para a estação de tratamento de esgoto.

Barreirinhas

As obras do sistema de esgotamento sanitário já se encontram em fase de acabamento. São 14 mil metros de rede coletora; quatro elevatórias de esgotos, emissários de esgotos e uma estação de tratamento de esgoto já estão em fase de testes operacionais.

Santa Luzia do Tide

Nesse município foram perfurados mais quatro poços e instaladas as  bombas que retiram água do poço para os reservatórios, sendo um com capacidade de 500 metros cúbicos, um de 200 metros cúbicos e outro de 800 metros cúbicos.

Para incrementar o abastecimento local, estão sendo revitalizados outros cinco poços já existentes, com a finalidade de manter a vazão e evitar o acúmulo de sujeiras, além da ampliação de 15 mil metros de rede de distribuição de água beneficiando cem por cento da cidade. Os poços de responsabilidade da prefeitura serão desativados.

Riachão

O sistema de abastecimento será beneficiado com uma reforma geral na estação de tratamento de água (ETA), com a troca das quatro bombas, sendo duas bombas para a elevatória de água bruta e duas para a elevatória de água tratada. A iniciativa visa aumentar a vazão da água distribuída à população.

Santa Rita

Foi iniciada a reforma nos três reservatórios de água do município, acompanhada de impermeabilização, reboco, substituição do motor bomba para aumentar a vazão da água e outros serviços de manutenção para evitar possíveis vazamentos.

Segundo o Superintendente de Obras do Interior, engenheiro Felipe Fernandes, o objetivo da CAEMA é distribuir água tratada e com qualidade. “Além de distribuirmos água própria para o consumo humano, de acordo com o estabelecido na Portaria 518/04, do Ministério da Saúde, estamos também ampliando os sistemas em alguns municípios e implantando sistemas de esgotamento para beneficiar mais famílias”, destacou o engenheiro.