CAEMA INTENSIFICA MELHORIAS NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTOS NO INTERIOR DO ESTADO

Visando melhorar os sistemas de abastecimentos de água em todo o Maranhão, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA vem intensificando os trabalhos para aumentar a produção e o controle de qualidade da água, melhorando também a qualidade de vida da população. Desta vez os sistemas de abastecimento beneficiados são os municípios de Dom Pedro, Vitória do Mearim e Barra do Corda.

Em Dom Pedro, um dos seis poços responsáveis pelo abastecimento de água que estava desativado já está sendo reabilitado após uma série de serviços dentre os quais, substituição de equipamentos elétricos e hidraúlicos, além de consertos e troca de conjuntos motor bombas. O poço em questão é o P-08 que fica localizado no centro do município e após as reformas terá uma vazão de água de 60 metros cúbicos por hora.

O sistema isolado proporcionará uma contribuição significativa no abastecimento da cidade, especialmente porque atenderá cerca de 1.200 famílias, o que equivale a aproximadamente 30% da população de Dom Pedro.

Para ampliar o sistema de abastecimento de água de Vitória do Mearim, que faz parte da regional de Santa Inês, a CAEMA disponibilizará implementos elétricos como quadro de comando, cabos elétricos, e implementos hidráulicos como tubulações, além de seis conjuntos motor bombas, sendo três de água bruta e três de água tratada.

No município de Barra do Corda, sistema pertencente à Gerência de Presidente Dutra, os serviços de melhorias no abastecimento  de água se encontram em fase de conclusão. Já foram adquiridos os implementos hidraúlicos e elétricos faltando apenas outros equipamentos  como registros e ventosas que já estão a caminho para começar a montagem.

Para o superintendente de Obras do Interior, engenheiro Felipe Pinheiro Fernandes, essas iniciativas são de grande relevância tanto para a Companhia quanto para a população, pois significam a garantia de maior produção e maior vazão de água, o que vai melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores daqueles municípios.