OPERADORES DE ETAS PARTICIPAM DE TREINAMENTO SOBRE O MANUSEIO E TRANSPORTE DO CLORO

Com o objetivo de aperfeiçoar e orientar os operadores das estações de tratamento de água do interior do Estado, especialmente os que lidam com o sistema de cloração da água, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA promoveu no início do mês de março, nas Gerências de Negócios de Itapecuru-Mirim e Pedreiras, um Treinamento sobre Operação e Manutenção do Sistema de Cloração da Água.

O treinamento foi realizado em duas etapas, sendo a primeira no município de Itapecuru-Mirim com participação dos profissionais das regionais de Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro e Itapecuru. A segunda etapa foi realizada em Pedreiras, com a participação dos profissionais das regionais de Presidente Dutra, São João dos Patos, Santa Inês e Pedreiras, totalizando 50 colaboradores.

Os participantes foram orientados quanto a forma correta e segura de manusear e transportar o cloro; sobre os efeitos nocivos para a saúde humana, quando manuseado de forma incorreta; como agir em casos de acidentes de vazamentos e ainda de como se prevenirem para evitarem danos pessoais, uma vez que esse produto além de possuir um cheiro ativo e extremamente irritante, em contato com a água ou com a umidade ele torna-se um forte corrosivo.

Os participantes foram orientados também quanto aos riscos do contato do produto com a pele e os seus efeitos como: grave irritação e queimadura química com ulceração e descascamento da pele, resultando em dermatites; contato do elemento com os olhos podendo causar séria inflamação da conjuntiva, opacidade da córnea, atrofia da íris e danos nas lentes, dentre outros.

Segundo o superintendente do interior, engenheiro Felipe Pinheiro Fernandes, o evento foi bastante proveitoso. “Foi feita uma reciclagem, além da oportunidade da aquisição de novos conhecimentos. O grande foco abordado foi na questão da segurança, onde o colaborador aprendeu a manusear o produto corretamente, usando a máscara na hora das trocas e luvas. O evento atingiu todas as regionais e quem ganha com isso é a população, pois com profissionais qualificados, obtém-se água de qualidade”, destacou.

Para o químico da Companhia, José Ribamar Siqueira Bayma, o uso do cloro na água é de grande importância, principalmente por eliminar todas as bactérias. “O cloro é a certificação de uma água com boa qualidade. Mas tem que ser trabalhado dentro do limite permitido, nem pouco e nem muito, tem que ser na dose certa, e isso também fez parte do nosso treinamento”, comentou.

O treinamento foi coordenado pela Superintendência do Interior e ministrado por técnicos da Beraca Sabará Químicos e Ingredientes Ltda.