UGP REALIZA REUNIÃO SOBRE PROJETO TÉCNICO SOCIAL

Como parte do plano de ação do Projeto Técnico Social desenvolvido paralelamente à execução das obras de esgotamento sanitário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi realizada no final de maio, no auditório da sede administrativa da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA, uma reunião com as lideranças comunitárias dos Sistemas São Francisco, Anil e Vinhais; representantes do Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e das Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP), ligado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e representantes da Unidade Gestora de Projeto da CAEMA.

O objetivo foi apresentar e divulgar aos participantes o referido projeto e ainda o trabalho de pesquisa sócio econômica, atividade realizada pela UFMA através do GAEPP, onde participam mestres e doutores daquela Universidade.

A reunião foi iniciada pela professora doutora Valéria Lima, que esclareceu o objetivo da pesquisa. “É a elaboração de um diagnóstico sócio econômico da área beneficiada com vistas a adequar o projeto à realidade local. É uma proposta de avaliação de impactos do projeto abrangendo dois momentos, uma avaliação ex-ante, ou seja, precede o início do projeto, a fim de diagnosticar a realidade sócio econômica. A avaliação ex-post, que é realizada aproximadamente 30 dias após o término do projeto, para apreender as principais mudanças, avaliar a efetividade das ações, seus resultados, impactos e efeitos”, disse.

Na oportunidade, a assistente social Regiane Maciel, membro da equipe do Social da UGP fez a explanação do Projeto Técnico Social que compreende três eixos de atuação: mobilização e organização comunitária; educação comunitária e ambiental e capacitação profissional/geração de renda. Em seguida o engenheiro Pedro Afonso falou sobre o desenvolvimento da obra de engenharia do esgotamento sanitário de São Luís e esclareceu as dúvidas dos representantes dos bairros beneficiados com as obras.

Estiveram presentes as lideranças dos bairros da Liberdade, São Francisco, Angelim, Vila Progresso, Barreto, Pão de Açúcar, Cruzeiro do Anil e Ipase (Japão), assim como o representante da Secretaria Municipal de Educação, professor Luís de França Araújo Neto.