CAEMA PARTICIPOU DA 1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SUSTENTABILIDADE DAS PRAIAS RIOS, LAGOS E LAGOAS

Colaboradores da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, participaram da 1ª Conferência Estadual de Sustentabilidade das Praias, Rios,  Lagoas e Lagos que aconteceu no dia 29 de agosto, no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. O evento promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), teve o objetivo de mobilizar representantes de instituições para unirem esforços no sentido de discutirem soluções para combater a poluição das praias, rios e lagos.

Na oportunidade, a CAEMA; as Secretarias de Estado do Meio Ambiente (SEMA), da Saúde (SES) e do Turismo; Secretarias municipais do Meio Ambiente (Semmam) e Saúde (Semus); Batalhão de Polícia Ambiental (BPA); Delegacia do Meio Ambiente; Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) assinaram uma carta compromisso, na qual se comprometem a apresentar propostas para melhoras as condições de balneabilidade das praias.

A Conferência antecedeu o “Clean UP The World”, programa conhecido como Dia Mundial da Limpeza das Praias, Lagos e Lagoas que acontecerá pela primeira vez na capital do Maranhão, no dia 15 de setembro deste ano.

O Clean Up the World é uma das maiores ações globais de limpeza e conservação do meio ambiente que teve início em 1993. O Projeto é apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) do Ministério do Meio Ambiente;  Greenpeace Brazil; associações governamentais e não governamentais inclusive internacionais, dentre outros órgãos. No Brasil, o Clean UP The World é realizado  desde o ano de 2003 através do Instituto Ecológico Acqualung (IEA), que é membro credenciado do projeto internacional dando suporte e treinamento para apoio as ações municipais e estaduais. O maior foco da ação nacional é a conscientização de manter as praias, rios, lagos e lagoas sempre limpos através de atitudes sustentáveis.

Durante todo o dia será realizado um mutirão para retirar o lixo das praias, especialmente as que são localizadas na Avenida Litorânea, além de atividades esportivas e de conscientização ambiental. Essa ação será realizada simultaneamente em seis cidades no Brasil e em 125 países. Para participar, os interessados devem fazer suas inscrições pelo site www.sema.ma.gov.br

Representaram a Companhia na 1ª Conferência, os colaboradores Maria de Nazareth dos Santos Silva, da Coordenadoria de Educação Ambiental; Jorge Daniel Nogueira Nascimento, da Gerência de Meio Ambiente e José Carlos Lima Marques, da Diretoria de Engenharia Ambiental, que treinarão um grupo de empregados voluntários, que queiram participar do Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios e Lagos. Os colaboradores que desejam participar dessa ação deverão fazer a sua inscrição através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O treinamento será realizado no auditório da sede da CAEMA no dia 12 de setembro as 15 horas.