CAEMA REALIZA ENCONTRO COM PARTICIPANTES DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL

Em encontro realizado no dia 14 de novembro, no auditório da sua sede administrativa, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA, encerrou a primeira etapa do Programa Aprendiz Legal, do Governo Federal, voltado para a preparação e inserção de jovens de 14 a 24 anos, no mercado de trabalho. Esse momento coroa com êxito, mais uma iniciativa da Companhia no que diz respeito à inclusão social.

Na abertura do evento, a chefe de Gabinete da Presidência, advogada Fernanda Bittencourt representando a diretoria da CAEMA, agradeceu a participação dos 56 jovens que participaram do projeto. “Olhem para o futuro e esperem dele as melhores oportunidades. Lembrem-se, que os melhores caminhos devem ser seguidos com fé e persistência”, disse, destacando que os aprendizes devem colocar em prática tudo o que aprenderam nesses dois anos de experiência profissional.

Continuando a programação, o gerente de Pessoas, Walter Castro também agradeceu a participação dos jovens nessa etapa e disse que essa é uma valiosa contribuição da Companhia para o processo de inclusão social, pois os beneficiários do Projeto são oriundos de famílias de baixa renda. “Essa é uma excelente oportunidade para que esses jovens tenham sua primeira experiência no mercado de trabalho. Agora eles possuem um registro na carteira de trabalho e isso facilitará na hora de conseguir um emprego”, explicou.

Em seguida, a instrutora de Aprendizagem, pedagoga Silvia Dutra e a coordenadora de Administração, advogada Luciane da Silveira, ambas do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) exibiram vídeos e proferiram palestras motivacionais.

Vanessa Barros da Cruz, 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio, participou dessa primeira fase do Programa trabalhando no setor administrativo (protocolo e arquivo) da Gerência Vinhais. “Essa iniciativa nos proporcionou uma experiência profissional, com a vantagem de trazer responsabilidade desde cedo. Agradeço à CAEMA pela oportunidade”, disse.

Felipe Sousa Jardim, 19 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio, que também fez parte do Programa, desempenhou atividades no setor de Recursos Humanos na sede da Companhia e no setor de Cadastro da Gerência Cohab. “Sou grato à CAEMA pela oportunidade de trabalhar em uma empresa tão importante. Sem dúvida, essa experiência contribuiu para aumentar os meus conhecimentos”, afirmou.

Para uma melhor integração entre os jovens aprendizes e a Companhia, houve um constante remanejamento por diversos setores da empresa, no decorrer desses dois anos, além da capacitação e qualificação, pois uma vez por semana eles participavam da formação continuada oferecida pelo CIEE.

O encontro foi uma forma de agradecer aos 56 jovens que participaram do projeto, assim como motivá-los e incentivá-los, para que a partir desta primeira experiência profissional, possam se inserir no mundo do trabalho de forma efetiva.

Na ocasião aconteceu a renovação do convênio com o CIEE para a inclusão de novos jovens na segunda etapa do Programa, a fim de continuar dando oportunidades às pessoas que necessitam da primeira experiência no mercado de trabalho.

Para o presidente da CAEMA, João Moreira Lima, o sucesso do convênio foi fundamental para a renovação do mesmo. “Com o projeto disponibilizamos um percentual dos nossos postos de trabalho para a inserção desses jovens no mundo do emprego. E eles se mostraram interessados em aprender, dispostos a aproveitar a oportunidade recebida. Isso para nós é motivo de satisfação. Estamos fazendo nossa parte em contribuir para diminuir a desigualdade social em nossa cidade,” comenta.

O Aprendiz Legal é apoiado pela Lei 10.097/2000, da Aprendizagem que determina que empresas de médio e grande porte tenham um mínimo de 5% e um máximo de 15% de aprendizes no seu quadro de funcionários. Estabelece a jornada de trabalho, pré-requisitos, período de contratação, encargos e incentivos fiscais e tributários.