PREFEITO ELEITO DE BARRA DO CORDA VISITA DIRETORIA DA CAEMA

O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, engenheiro João Reis Moreira Lima, recebeu na tarde de quarta-feira (21), o prefeito eleito da cidade de Barra do Corda, Eric Costa, que veio em busca de informações sobre a atual situação do sistema de abastecimento de água do município.

De acordo com o presidente da CAEMA, a cidade, que fica localizada a 439 km da capital maranhense, apresenta um alto índice de perdas. Com base em cálculos realizados pela Companhia, Barra do Corda conta atualmente, com cerca de 60% de perdas no abastecimento da cidade, o que prejudica o fornecimento de água no município. “Hoje nós operamos na cidade com as máquinas funcionando diretamente. Se não tivéssemos as perdas, nós poderíamos  desligar o sistema nos horários de pico” explicou o presidente.

Durante a visita, o prefeito Eric Costa demonstrou interesse em contribuir para solucionar o problema e destacou a iniciativa da produção do plano de saneamento da cidade, um dos requisitos para a aquisição de recursos junto ao Governo Federal.

Caso seja apresentado esse plano de saneamento, a Companhia e o município poderão juntos, atuar na implantação não só do projeto de esgotamento e distribuição, mas também de hidrometração e micromedição, que são dois processos desenvolvidos para evitar as perdas no fornecimento de água aos moradores da cidade.

A CAEMA abriu processo de licitação para contratação de empresa que irá implantar o projeto de esgotamento sanitário e também de distribuição de água  na cidade.