CAEMA PARTICIPA DO 7º FÓRUM NACIONAL DA AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A CAEMA, participou do 7º Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que aconteceu de 21 e 22 de novembro no auditório da Universidade dos Correios em Brasília.

Com o tema “Consumo Sustentável na Administração Pública e Desafios Socioambientais para a Gestão de Resíduos Sólidos”, o evento visou dar  continuidade às discussões acerca da formulação e viabilização de políticas públicas da gestão ambiental, criando um ambiente de troca de experiências e estímulo de ações que envolvam mudanças de atitudes como: investimentos, compras, contratações e serviços prestados, buscando incorporar os princípios da responsabilidade social.

Como parte da programação, também foi realizada, no dia 21, a premiação dos vencedores do 4º Prêmio Melhores Práticas da Agenda na Administração.

A programação foi composta por dois painéis.  O primeiro painel tratou do tema: “Estímulo ao Consumo Sustentável na Administração Pública”, debatido por Samyra Crespo, Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Ana Luiza Muller, Diretora Substituta do Departamento de Apoio à Aquisição e Comercialização da Produção Familiar do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Paulo Pompílio, Diretor de Comunicação e Relações Institucionais de Grupo Pão de Açúcar, Liliane Mendes, Diretora de Administração do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e teve como moderadora Ana Borges, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

O outro painel discutiu o tema: “Desafios Socioambientais para Implementação da Política Nacional de Resíduo Sólido”, facilitado por Maurício Goes Dantas, Departamento de Diálogos Sociais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Roney Alves da Silva, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Manoel Padreca, Associação da Reciclagem de papel, Marcos Batista Pimentel, Centro de Tecnologia da Informação Renato Acher, sendo mediado por Marta Leiria Pacheco, Procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

A colaboradora Ruth Ana Oliveira dos Santos, Relações Públicas e membro do Comitê Executivo da Agenda Ambiental da CAEMA que participou do Fórum, observou que a Companhia se encontra em processo de implantação da A3P, preparando o plano de adesão da Agenda, um dos procedimentos necessários para a integração à mesma.

“A Caema participando do Fórum da Agenda Ambiental está contribuindo para a formulação e realização de políticas públicas que valorizem ações sustentáveis. É um passo importante para se desenvolver mudanças de atitudes incorporando os princípios da realidade social,” afirma.

Prêmio Melhores Práticas da A3P

Em solenidade realizada no dia 21, foram premiados os vencedores das categorias Gestão de Resíduos; Uso Sustentável dos Recursos Naturais (água ou energia); Inovação na Gestão Pública e Destaque da Rede A3P, além da entrega de quatro menções honrosas.

Em sua quarta edição, a iniciativa objetiva dar visibilidade aos projetos desenvolvidos pelos parceiros da A3P, buscando identificar e reconhecer iniciativas que produzem resultados exemplares dentro dos temas atinentes à Agenda.