CAEMA normaliza abastecimento para moradores da região Itaqui-Bacanga

A Companhia de Saneamento e Esgoto do Maranhão (CAEMA), por meio de equipes da Gerência do bairro Anjo da Guarda, normalizou o abastecimento de água para os moradores do Itaqui-Bacanga. A equipe da CAEMA conseguiu solucionar em menor tempo possível um vazamento em uma rede adutora, ocorrido no último sábado (13), na rua Colômbia, que impossibilitou o abastecimento na região. Após o término da manutenção, ainda na segunda- feira (15), foi iniciada a recarga da rede, para que a água chegasse de forma gradativa a todas as localidades afetadas.

Caema lança aplicativo para facilitar serviços ao consumidor

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) disponibiliza o Caema Mobile aos seus usuários. É uma nova ferramenta que facilita e aprimora o atendimento aos clientes. O aplicativo pode ser acessado por meio de download na loja de aplicativos do Google (clique aqui) para dispositivos Android versão 5.0 ou superior.

O cliente pode informar problemas que identificar nas redes de distribuição de água potável ou obstrução em pontos das redes coletoras de esgoto, o que garante mais eficiência e rapidez na tomada de medidas para solucionar os problemas apresentados.

O novo canal de comunicação poderá ser utilizado pelos usuários a qualquer hora do dia ou da noite. Permite acesso a serviços que poderão ser solicitados on-line. Por meio do Caema Mobile, o usuário tem acesso a emissão de segunda via, consulta de pagamentos efetuados e pode conhecer e acompanhar seu histórico de consumo.

A coordenadora de Micromedição, Ana Amélia Rabelo, que atua junto a Gerência de Comercialização (CCRC), ressalta que é importante o cliente acompanhar o seu consumo. “É um meio de controle de gastos e incentiva, inclusive, um consumo cada vez mais consciente e responsável, por parte dos clientes”.

“Acompanhando o histórico, ao longo dos meses, o cliente pode ter em mente seu consumo médio e atestar a confiabilidade da cobrança pelo uso do hidrômetro. Essa postura permite, também, implantar medidas em casa para utilizar água tratada de modo mais consciente e ajustar consumo ao número de pessoas, e ao orçamento doméstico, diminuindo por exemplo, tempo de torneiras e chuveiros ligados enquanto se lava louças, escova os dentes, ou se toma banho, resultando em redução de gastos e perdas”, disse Ana Amélia Rabelo.

O Caema Mobile tem um espaço voltado à interação dos usuários junto a Companhia. O objetivo de disponibilizar esse recurso é combater o desperdício de água potável. Por meio do item chamado Informar Vazamento é possível informar, em tempo real, problemas nas redes de distribuição.

“Este aplicativo foi pensado para que a população seja parceira da companhia na luta pela utilização e uso racional da água, na busca por melhorias dos serviços de coleta e tratamento de esgoto”, aplica Manoel Paulo. Ele disse que, por meio desse recurso é possível repassar denúncias de fraudes, informações e registros de vazamentos, situações de falta de água em pontos isolados, entre outras situações.

Manuel Paulo afirmou que esse espaço pode ser utilizado sem a necessidade do usuário vincular com a matricula. É uma maneira dos usuários ajudarem as equipes técnicas da Caema a identificarem melhor os pontos e locais das ocorrência de problemas, por meio do envio de fotos e localização via GPS. “Isso garante que as equipes possam atuar de forma mais rápida, precisa e eficiente”, adisse Manoel Paulo.

O Caema Mobile fornece, também, a localização das Gerências de Negócios da Caema em São Luís e no interior do Maranhão, campo para envio de e-mail, SAC, Ouvidoria, site e loja virtual.

Serviços oferecidos pelo Caema Mobile:

  • Segunda Via de Fatura (em PDF);
  • Copiar código de barras ;
  • Envio de fatura por e-mail;
  • Consultar Histórico de Pagamentos Efetuados;
  • Acompanhamento de Histórico de consumo;
  • Solicitação de Religação;
  • Acompanhamento de Serviços;
  • Denúncia de Fraude;
  • Registro de Vazamentos;
  • Registro de Falta de Água.

Política de Privacidade do CAEMA Mobile

Política de Privacidade do CAEMA Mobile

Este Aplicativo recolhe alguns Dados Pessoais dos Usuários.

 

Resumo da Política de privacidade

Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando os seguintes serviços:

Permissões de dispositivos para acesso a Dados Pessoais

Dados Pessoais: Permissão de câmera

 

Política de privacidade completa

Controlador de Dados e Proprietário

Tipos de Dados coletados

Entre os tipos de Dados Pessoais que este Aplicativo recolhe, por si só ou por meio terceiros, estão: Permissão de câmera.

 

Detalhes completos sobre cada tipo de Dados Pessoais coletados são fornecidos nas seções dedicadas desta política de privacidade ou por textos explicativos específicos exibidos antes da coleta de Dados.

Os Dados Pessoais poderão ser fornecidos livremente pelo Usuário, ou, no caso dos Dados de Utilização, coletados automaticamente ao se utilizar este Aplicativo.

Todos os Dados solicitados por este Aplicativo são obrigatórios e a falta de fornecimento destes Dados poderá impossibilitar este Aplicativo de fornecer os seus serviços. Nos casos em que este Aplicativo afirmar especificamente que alguns Dados não forem obrigatórios, os Usuários ficam livres para deixarem de comunicar estes Dados sem nenhuma consequência para a disponibilidade ou o funcionamento deste serviço (este Aplicativo).

Os Usuários que tiverem dúvidas a respeito de quais Dados Pessoais são obrigatórios estão convidados a entrar em contato com o Proprietário.

Quaisquer usos de cookies – ou de outras ferramentas de rastreamento – por este Aplicativo serão para a finalidade de fornecer os serviços solicitados pelo Usuário, além das demais finalidades descritas no presente documento e na Política de Cookies, se estiver disponível.

 

Os Usuários ficam responsáveis por quaisquer Dados Pessoais de terceiros que forem obtidos, publicados ou compartilhados através deste serviço (este Aplicativo) e confirmam que possuem a autorização dos terceiros para fornecerem os Dados para o Proprietário.

 

Modo e local de processamento dos Dados

Método de processamento

O Controlador de Dados processa os dados de Usuários de forma adequada e tomará as medidas de segurança adequadas para impedir o acesso não autorizado, divulgação, alteração ou destruição não autorizada dos Dados.

O processamento de dados é realizado utilizando computadores e /ou ferramentas de TI habilitadas, seguindo procedimentos organizacionais e meios estritamente relacionados com os fins indicados. Além do Controlador de Dados, em alguns casos, os Dados podem ser acessados por certos tipos de pessoas envolvidas com a operação do site (administração, vendas, marketing, administração legal do sistema) ou pessoas externas (como fornecedores terceirizados de serviços técnicos, carteiros, provedores de hospedagem, empresas de TI, agências de comunicação) nomeadas, quando necessário, como Processadores de Dados por parte do Proprietário. A lista atualizada destas partes pode ser solicitada a partir do Controlador de Dados a qualquer momento.

 

Lugar

Os dados são processados nas sedes de operação do Controlador de Dados, e em quaisquer outros lugares onde as partes envolvidas com o processamento estejam localizadas. Para mais informações, por favor entre em contato com o Controlador de Dados.

 

Período de conservação

Os Dados são mantidos pelo período necessário para prestar o serviço solicitado pelo Usuário, ou pelos fins descritos neste documento, e o Usuário pode solicitar o Controlador de Dados para que os suspenda ou remova.

 

O Uso dos Dados coletados

Os Dados relativos ao Usuário são coletados para permitir que o Proprietário forneça os serviços, bem como para os seguintes propósitos: Permissões de dispositivos para acesso a Dados Pessoais.

 

Os Dados Pessoais utilizados para cada finalidade estão descrito nas seções específicas deste documento.

 

Permissões de dispositivos para acesso a Dados Pessoais

Dependendo do dispositivo específico do Usuário, este Aplicativo pode solicitar certas permissões que permitem-no acessar os Dados do dispositivo do Usuário conforme descrito abaixo.

 

Por padrão estas permissões devem ser concedidas pelo Usuário antes que as respectivas informações possam ser acessadas. Uma vez que a permissão tenha sido dada, esta pode ser revogada pelo Usuário a qualquer momento. Para poder revogar estas permissões os Usuários devem consultar as configurações do dispositivo ou entrar em contato com o Proprietário para receber suporte através dos dados para contato fornecidos no presente documento.

O procedimento exato para controlar as permissões de aplicativos poderá depender dos dispositivo e software do Usuário.

 

Por favor observar que a revogação de tais permissões poderá afetar o funcionamento apropriado do este Aplicativo

 

Se o Usuário conceder quaisquer das permissões relacionadas abaixo, estes Dados Pessoais respectivos poderão ser processados (isto é, acessados, modificados ou removidos) por este Aplicativo.

 

Permissão de câmera

Usada para acessar a câmera ou capturar imagens e vídeo do dispositivo.

 

Informações detalhadas sobre o processamento de Dados Pessoais

Os Dados Pessoais são recolhidos para os seguintes fins e utilizando os seguintes serviços:

 

Permissões de dispositivos para acesso a Dados Pessoais

Informações adicionais sobre a coleta e processamento de Dados

Ação jurídica

Os Dados Pessoais dos Usuários podem ser utilizados para fins jurídicos pelo Controlador de Dados em juízo ou nas etapas conducentes à possível ação jurídica decorrente de uso indevido deste serviço (este Aplicativo) ou dos serviços relacionados.

O Usuário declara estar ciente de que o Controlador dos Dados poderá ser obrigado a revelar os Dados Pessoais mediante solicitação das autoridades governamentais.

 

Informações adicionais sobre os Dados Pessoais do Usuário

Além das informações contidas nesta política de privacidade, este Aplicativo poderá fornecer ao Usuário informações adicionais e contextuais sobre os serviços específicos ou a coleta e processamento de Dados Pessoais mediante solicitação.

 

Logs do sistema e manutenção

Para fins de operação e manutenção, este Aplicativo e quaisquer serviços de terceiros poderão coletar arquivos que gravam a interação com este Aplicativo (Logs do sistema) ou usar, para este fim, outros Dados Pessoais (tais como endereço IP).

 

As informações não contidas nesta política

Mais detalhes sobre a coleta ou processamento de Dados Pessoais podem ser solicitados ao Controlador de Dados, a qualquer momento. Favor ver as informações de contato no início deste documento.

 

Os direitos dos Usuários

Os Usuários têm o direito de, a qualquer tempo, consultar o Controlador de Dados para saber se os seus Dados Pessoais foram armazenados e saber mais sobre o conteúdo e origem, verificar a sua exatidão ou para pedir que sejam complementados, cancelados, atualizados ou corrigidos, ou que sejam transformados em formato anônimo ou bloquear quaisquer dados mantidos em violação da lei, bem como se opor ao seu tratamento por quaisquer todas as razões legítimas. Os pedidos devem ser enviados para o Controlador de Dados usando a informação de contato fornecida acima.

 

Este Aplicativo não suporta pedidos de “Não Me Rastreie”.

Para determinar se qualquer um dos serviços de terceiros que utiliza honram solicitações de “Não Me Rastreie”, por favor leia as políticas de privacidade.

 

Mudanças nesta política de privacidade

O Controlador de Dados se reserva o direito de fazer alterações nesta política de privacidade a qualquer momento, mediante comunicação aos seus Usuários nesta página. É altamente recomendável que esta página seja consultada várias vezes em relação à última modificação descrita na parte inferior. Se o Usuário não concorda com qualquer das alterações da Política de Privacidade, o Usuário deve cessar o uso deste serviço (este Aplicativo) e pode solicitar ao Controlador de Dados que apague os Dados Pessoais. Salvo disposição em contrário, a atual política de privacidade se aplica a todos os Dados Pessoais dos Usuários que o Controlador de Dados tiver.

 

Informações sobre esta política de privacidade

O Controlador de Dados é responsável por esta política de privacidade.

Revitalização de Sistema de Abastecimento leva mais água a Barra do Corda

 

O Governo do Maranhão está aumentando progressivamente o abastecimento em cidades do interior do estado. Em Barra do Corda, R$ 1,9 milhão foram aplicados para recuperação e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da cidade.

Já foram realizadas 85% das obras de melhoria da Estação de Tratamento (ETA), segundo a Gerência Regional da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) em Presidente Dutra, a qual a Companhia de Barra do Corda é ligada.

O avanço nas obras, parte do Programa Água Para Todos na cidade, já levou melhoria significativa ao abastecimento em diversos pontos e bairros da cidade, sentida e aprovada pelos moradores.

“Todas as intervenções já concluídas seguiram um planejamento e cronograma para que se reabilitasse a estrutura desde a captação superficial no Rio Corda até a Estação de Tratamento de Água, para incremento na produção de água tratada”, diz Luciano Cavalcante, da Gerência Regional de Presidente Dutra.

Luciano explica que, na captação, a obra priorizou a troca das bombas antigas e desgastadas por três novos conjuntos moto-bombas de maior potência (60 cv), com vazão de 380 mil litros por segundo cada, alinhadas com a instalação de novos quadros de comando.

Também foi implantada uma rede adutora de 400 milímetros de diâmetro para conduzir mais água até o parque de tratamento, onde ela se torna potável.

“Nesta fase do tratamento, a ETA também ganhou um novo leito filtrante, foram trocadas as palhetas e outras três novas bombas de alta capacidade que levam a água já tratada para o principal reservatório de distribuição também foram trocadas”, diz Luciano.

A obra também contempla melhorias no aspecto e funcionalidade das estruturas que abrigam os equipamentos e insumos da Estação. Isso sanou um problema técnico que perdurava desde os primeiros anos de funcionamento da ETA.

“Pela falta de um local específico para abrigar as bombas em operação na captação, elas ficavam em um contêiner, sem muitas condições para essa finalidade, o que dificultava até mesmo as manutenções”, explica Luciano.

“Para resolver o problema foi construída em alvenaria e dentro dos padrões adequados uma nova casa de máquinas-bombas, dando melhores condições tanto para o equipamento quanto para os operadores”, acrescenta.

De acordo com Luciano, estas obras civis reúnem, também, a reforma e ampliação da casa de química (para guarda de insumos), reforma de laboratório bacteriológico, de físico-química, e quarto-vestiário para operadores.

A obra de reforma e ampliação está em fase final para permitir um reforço de vazão que praticamente dobrará a capacidade de produção de água tratada para atender um total de 15 mil ligações ativas.

Além de levar mais água para áreas já atendidas, como Altamira, Trizidela, Incra, Centro e outros, o sistema vai ficar mais abrangente. Com o incremento de vazão, o alcance do abastecimento poderá aumentar, ampliando o número de clientes atendidos.

Dentro do projeto, foram direcionados recursos para ampliar a rede de distribuição em mais de 5,2 quilômetros, o que também gerou 270 novas ligações domiciliares.

“A operação dos novos equipamentos vai corresponder a um reforço de vazão de 380mt³/h, alterando a vazão de 500mts³/h para 700mts³/h”, explica sobre Milne Silva Jorge, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto.

A recuperação também se converte em um abastecimento mais confiável, já que o potencial do sistema não sofrerá mais paradas não programadas devido a problemas relacionados à ação do tempo.

O Sistema de Abastecimento então poderá funcionar em capacidade de 100%, melhorando a qualidade do serviço aos usuários em Barra do Corda.

Moradores

Domingos da Conceição, morador do bairro Tamarindo, na sede do município, onde também foi implantada parte da rede nova, aprova as obras que vêm sendo realizadas na cidade.

“Isso é um serviço que há tempos já deveria ter sido feito pra melhorar a vida desse povo aqui. A água aqui era fraca, vinha na avenida ali mas não chegava aqui nessas casas não. Isso aqui foi uma coisa muito boa que foi feita pra mim aqui e pra nós todos aqui do bairro, foi muito bom!”, conta.

O mesmo diz Fagner Barros, que espera eliminar um custo quase que diário na compra de água: “Com o poço que tem aqui e já abastece parte do bairro, nós temos a expectativa de uma melhora maior ainda, por que água é uma coisa que a gente necessita muito, né? Essas bombas novas vão ajudar muito”.

Programa Água Para Todos

Todo investimento para revitalizar o Sistema de Abastecimento de Água de Barra do Corda vem de aportes do Governo do Estado, através do Programa Água Para Todos, lançado em 2015.

O objetivo do programa é mudar todo o quadro de defasagem em relação à questão do abastecimento, não só neste município, mas em todas as cidades do Maranhão, que contam com sistemas operados pela CAEMA.

Obras do Governo do Estado levam mais água às torneiras em Lagoa Grande

Moradores de Lagoa Grande, a 375 quilômetros de São Luís, agora têm mais acesso a água tratada, após reforma do Sistema de Abastecimento de Água da cidade pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).

O novo sistema está em operação desde o último dia 8, quando o governador Flávio Dino e o diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente da CAEMA, André de Santos Paula, visitaram a cidade para entregar o benefício à população. 

Segundo a Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas (UEP/CAEMA), a melhoria no abastecimento foi imediata com as obras, pois cresceu o volume de água que chega às casas.

Há impactos a longo prazo. A previsão é de que o aumento da vazão de água seja de 70% em relação a atual, com garantia de maior eficiência e segurança hídrica para até 2046.

Esses investimentos do Governo do Estado no Sistema de Abastecimento de Lagoa Grande impactam no desenvolvimento do município, reduzem custos de saúde e elevam a qualidade de vida da população.

Novo Sistema

As obras no Sistema de Abastecimento de Água foram executadas partir da captação. Um novo poço, de 431 metros de profundidade e vazão de 40.000 litros por hora, com captação subterrânea, foi perfurado.

O novo poço recebeu equipamento para adição de cloro na água à medida em que é bombeada. A vazão do novo poço se soma a de dois outros, que já abasteciam a cidade, e passaram por manutenção e lavagem de filtro.

A rede de distribuição também passou por melhorias, com aumento de extensão em aproximadamente 100%. A substituição de canos expandiu a rede para 16.510 metros e gerou 600 novas ligações domiciliares.

Com a ampliação da rede de Lagoa Grande, áreas da cidade que não tinham água nas torneiras passaram a ter. Outras, onde o abastecimento era precário, foi melhorado.

De acordo com o diretor da UEP, Alexandre Rebelo, o novo sistema mudou totalmente o acesso a água tratada na cidade: “Antes das obras no município, aproximadamente metade da população tinha acesso à água encanada, mas de forma descontínua”, contextualiza.

“Hoje, com a perfuração de um novo poço, reforma dos poços existentes e duplicação da rede de distribuição, casas que antes enfrentavam rodízios de cinco dias para receber água passaram a ter abastecimento constante”, explica Alexandre Rebelo.

Mais obras

As obras continuam. Será construído um grande reservatório elevado de concreto que vai aumentar em 125% o armazenamento de água potável para distribuição aos moradores de Lagoa Grande.

“Hoje o município conta com dois reservatórios que recebem 200 mil litros cada. O mais antigo entrará em desuso, mas sem prejuízos ao abastecimento, pois a capacidade do novo reservatório será de 300 mil litros”, diz Alexandre.

“A capacidade de armazenamento de água potável será incrementada, passando para 500 mil litros de água pura e tratada, com a adição do novo reservatório”, completa.

Rebelo afirma que a construção do novo reservatório resolve de forma definitiva os problemas no abastecimento de Lagoa Grande, atendendo a anseio antigo da população por um sistema mais eficiente.

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