ENGENHEIRO DA CAEMA LANÇA LIVRO SOBRE HISTÓRIA DO SANEAMENTO EM SÃO LUÍS

Em clima de festa, o gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, engenheiro Raimundo Nonato Medeirosrealizou às 19 horas do dia 26 de julho, no Palácio Cristo Rei (UFMA), o coquetel de lançamento do seu 4º livro, cujo título é “Donana Jansen e a água encantada”.

A obra conta a história do primeiro sistema de abastecimento de água de São Luís, bem como o primeiro sistema convencional de bombeamento de água utilizado. Antes disso a distribuição de água era feita por meio das carroças de Ana Jansen, que vendia água transportada por seus escravos. A narrativa acontece de forma lúdica, isto é, o autor escreve uma peça teatral, uma comédia, para narrar o fato.

Essa é também uma forma de Medeiros render seus tributos à Capital Maranhense que comemora o seu Quarto Centenário no mês de setembro deste ano. “Este livro foi feito para homenagear. É uma homenagem pessoal minha, pelos 400 anos da cidade de São Luís”, comenta.

Raimundo Medeiros, que é escritor e membro da Academia Caxiense de Letras, é autor das obras        Rio Itapecuru: águas que correm entre pedras; Água no Saneamento; O meu compromisso com a Academia. Existem outros projetos literários em andamento.

O evento contou com a participação de colaboradores de diversas Gerências da Companhia, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – Seção Maranhão (ABES-MA) e do público em geral.

3º FÓRUM DE COMERCIALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO

 

A Diretoria de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA realizou nos dias 6, 7 e 8 de agosto, no auditório da Sede, o 3º Fórum de Comercialização dos Serviços de Água e Esgoto, cujo tema foi  ”Normas e Padronização de Procedimentos na Área Comercial”.

A finalidade foi normatizar e padronizar os procedimentos da área comercial como: processos comerciais; política comercial e regulamento de serviços visando uma uniformidade no atendimento ao cliente, para que todas as Gerências de Negócios adotem procedimentos iguais no atendimento ao cliente.

Durante os três dias foram discutidos assuntos relacionados a Processos Comerciais, com a mediação do Gerente de Negócios de Pedreiras, engenheiro José Antonio Ribeiro Bastos; Política Comercial, que teve como facilitador o Gerente de Negócios da Cohab, contador Ismário Nunes; Regulamento de Serviços, apresentado pelo superintendente Comercial de Relações com o Cliente, engenheiro Clenilson Novaes; Questões Legais, exposto pelo Gerente Comercial, analista de Sistema Ygor Silva; Arranjos Setoriais nas Unidades e Questões Diversas foram conduzidos pelo gerente de Negócios do Vinhais, engenheiro João Serra.

Para o ouvidor da Companhia, tecnólogo em Informática Sérgio Anchieta, o Fórum contribuiu para a aplicação das normas e procedimentos já existentes na CAEMA para melhorar o relacionamento com o cliente. “Com a padronização haverá uma melhoria nos serviços da área comercial e no atendimento aos clientes, uma vez que todos trabalharão de uma mesma forma”, explica.

A partir das questões levantadas no encontro, será elaborado um documento final com propostas de alterações e atualizações das normas e regulamentos de serviços. Esse documento será apresentado à Diretoria da empresa com as reivindicações e as sugestões de modificações a fim de serem apreciados e aprovados pela mesma.

Participaram do Fórum, Gerentes de Negócios da capital e interior; Chefes de Lojas de Atendimento; Coordenadores Comerciais da capital e interior e Assessores das Diretorias, totalizando 50 pessoas.

 
 

3º FÓRUM DE COMERCIALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO

A Diretoria de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA realizou nos dias 6, 7 e 8 de agosto, no auditório da Sede, o 3º Fórum de Comercialização dos Serviços de Água e Esgoto, cujo tema foi  ”Normas e Padronização de Procedimentos na Área Comercial”.

A finalidade foi normatizar e padronizar os procedimentos da área comercial como: processos comerciais; política comercial e regulamento de serviços visando uma uniformidade no atendimento ao cliente, para que todas as Gerências de Negócios adotem procedimentos iguais no atendimento ao cliente.

Durante os três dias foram discutidos assuntos relacionados a Processos Comerciais, com a mediação do Gerente de Negócios de Pedreiras, engenheiro José Antonio Ribeiro Bastos; Política Comercial, que teve como facilitador o Gerente de Negócios da Cohab, contador Ismário Nunes; Regulamento de Serviços, apresentado pelo superintendente Comercial de Relações com o Cliente, engenheiro Clenilson Novaes; Questões Legais, exposto pelo Gerente Comercial, analista de Sistema Ygor Silva; Arranjos Setoriais nas Unidades e Questões Diversas foram conduzidos pelo gerente de Informática, analista de sistema Manoel Paulo e pelo gerente de Negócios do Vinhais, engenheiro João Serra.

Para o ouvidor da Companhia, tecnólogo em Informática Sérgio Anchieta, o Fórum contribuiu para a aplicação das normas e procedimentos já existentes na CAEMA para melhorar o relacionamento com o cliente. “Com a padronização haverá uma melhoria nos serviços da área comercial e no atendimento aos clientes, uma vez que todos trabalharão de uma mesma forma”, explica.

A partir das questões levantadas no encontro, será elaborado um documento final com propostas de alterações e atualizações das normas e regulamentos de serviços. Esse documento será apresentado à Diretoria da empresa com as reivindicações e as sugestões de modificações a fim de serem apreciados e aprovados pela mesma.

Participaram do Fórum, Gerentes de Negócios da capital e interior; Chefes de Lojas de Atendimento; Coordenadores Comerciais da capital e interior e Assessores das Diretorias, totalizando 50 pessoas.

 
 

3ª PARADA NO SISTEMA SACAVÉM

A CAEMA COMUNICA QUE REALIZARÁ A TERCEIRA PARADA NO SISTEMA SACAVÉM, NO HORÁRIO DAS 8 HORAS À MEIA NOITE DO DIA 16 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA), PARA DAR CONTINUIDADE AOS SERVIÇOS NA SUBESTAÇÃO ELÉTRICA.

COMUNICA AINDA, QUE O ABASTECIMENTO SERÁ APENAS REDUZIDO NOS BAIRROS: CENTRO, SÃO PANTALEÃO, MADRE DEUS, GOIABAL, COROADINHO, VILA BESSA, BELIRA, LIRA, PARTE DA AREINHA, MACAÚBA, APICUM, CAMBOA, VILA BANGU, DIAMANTE, VILA PASSOS, CORÉIA DE BAIXO, CORÉIA DE CIMA, SÍTIO DO MEIO, ALTO DA BOA VISTA, RETIRO NATAL, LIBERDADE, TOMÉ DE SOUSA, FÉ EM DEUS, FLORESTA E PARTE DO MONTE CASTELO.

A DIRETORIA

DIRETORES DA CAEMA REALIZARAM REUNIÕES COM GERENTES DO INTERIOR

Com a finalidade de avaliar, elaborar e incrementar propostas de ações comerciais visando melhorar prestação dos serviços nos diversos sistemas de abastecimento de água, diretores da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA realizaram nos dias 12 e 13 de julho, reuniões com os encarregados dos sistemas das Gerências Regionais de Presidente Dutra e Pedreiras respectivamente.

Na Gerência de Presidente Dutra o encontro foi realizado durante todo o dia, no auditório do escritório sede, do qual participaram o diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, engenheiro Cristovam Dervalmar Rodrigues Teixeira Filho; o superintendente do Interior, engenheiro Felipe Fernandes; o ouvidor da Companhia, tecnólogo em Informática Sérgio Anchieta; o gerente de Presidente Dutra, engenheiro Erione Nascimento; Coordenadores e Encarregados dos Sistemas de Barra do Corda, Dom Pedro, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio de Barros, Graça Aranha, Angical/Presidente Dutra, Santa Filomena, Santo Antônio dos Lopes, São Domingos do Maranhão, São José dos Basílios, Triângulo/DomPedro, Tuntum, Governador Luís Rocha, Baixão Grande, Senador Alexandre Costa, Joselândia e Nova Vida/Joselândia, pertencentes à Regional de Presidente Dutra.

Após a reunião, foi realizada uma visita técnica aos poços e escritórios dos sistemas de Dom Pedro e Alto Alegre.  

Na Gerência de Pedreiras a reunião aconteceu no dia 13 de julho, no auditório da Associação Comercial do município e contou com a presença do presidente  João Reis Moreira Lima; da técnica da Coordenadoria de Assistência a Medicina e Segurança do Trabalho (GEPEM), Tânia Araújo representando a diretora de Gestão Administrativa e Financeira, engenheira Ivana Colvara de Sousa; diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, engenheiro Cristovam Dervalmar Rodrigues Teixeira Filho; Superintendente do Interior, engenheiro Felipe Fernandes; o ouvidor da Companhia, tecnólogo em Informática Sérgio Anchieta; o gerente de Presidente Dutra, engenheiro Erione Nascimento; Gerente de São João dos Patos, engenheiro José Nilson Oliveira; gerente de Pedreiras, engenheiro José Antônio Bastos e o coordenador Administrativo/Financeiro, João Batista Soares.

Participaram também os Encarregados dos Sistemas de Trisidela do Vale, São Luís Gonzaga, Aldeis Altas, Esperantinópolis, Alto Alegre, Lago da Pedra, Poção de Pedras, Igarapé Grande, Lago Verde, Lago do Junco, Independência/Peritoró, Lima Campos, Timbiras, Peritoró, Livramento /Peritoró, Conceição do Lago Açu e Bernardo do Mearim, pertencentes à Regional de Pedreiras.

Na oportunidade, o presidente da Companhia fez a entrega de fardamentos para os colaboradores e em seguida fizeram uma visita ao escritório da Regional de Pedreiras que recentemente passou por reformas.  Para encerrar o encontro, os presentes participaram de um almoço de confraternização. 

AVISO DE PRIVACIDADE: A CAEMA utiliza as informações sobre sua navegação para melhorar a sua experiência no site e oferecer soluções mais adequadas para você. Não utilizamos seus dados de cookies para estatísticas ou marketing. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

  Aceito os cookies do Portal CAEMA.
Cookies do Portal CAEMA