COLABORADORES DA CAEMA ELEGEM MEMBROS DA CIPA 2013

Aconteceu no dia 25 de setembro, na sede administrativa da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA, o processo eleitoral 2013, para a escolha dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A cerimônia de posse será realizada após a realização do Curso Normativo, exigido pela Norma Regulamentadora Nº 5 da Portaria MTB nº 3.214, de 08 de junho de 1978, que determina a funcionalidade da CIPA nas empresas.

Os membros eleitos participarão de estudos sobre “O Papel e as Atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Durante as 20 horas de treinamento eles analisarão o material didático e discutirão sobre as situações do cotidiano da empresa que apresentam inconformidade referente à segurança do servidor.

O candidato eleito Ozenilson Sousa Costa, da Coordenadoria de Atendimento a Grandes Consumidores, disse que além da “Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPA), realizará outros eventos e atividades de conscientização sobre os prejuízos causados por acidentes no trabalho. “A CIPA não resolverá o problema de riscos de acidentes nas empresas, a não ser que estas se conscientizem de que o trabalhador consciente dos problemas que é submetido no ambiente de trabalho, faça parte deste processo”, disse.

Ozenilson disse ainda que é necessário que se crie uma gestão integrada com o gerenciamento da empresa, criando uma relação interpessoal entre os empregados, promovendo palestras e treinamentos, para que os servidores conheçam a empresa como um todo.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma equipe bilateral, na qual parte dos integrantes é eleita pelos trabalhadores para representar a categoria. A outra metade é indicada pelo empregador para representar a empresa.

As eleições para CIPA acontecem anualmente, contudo, os benefícios aos eleitos se estendem por mais um ano além do mandato.

Resultado da eleição: CAEMA/SEDE

Ozenilson Sousa Costa  - DG 100 votos