CAEMA PARTICIPA DA II CONFERÊNCIA ESTADUAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA está participando da Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente que teve início no dia 29 de outubro e se estende até o dia 1º de novembro no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

O objetivo é selecionar os trabalhos que estão sendo discutidos no evento sobre Terra, Água, Fogo e Ar, para serem apresentados na IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente a ser realizada de 23 a 28 de novembro em Brasília com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. Os autores dos trabalhos selecionados terão a oportunidade de aprofundar os assuntos, socializar os projetos e participar das oficinas temáticas.

Na programação da Conferência Estadual, constam palestras e oficinas sobre Educação Ambiental além de encontros de professores com os alunos. O público alvo e os beneficiários são os estudantes de 5ª a 8ª séries das redes municipais e estaduais, comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos rurais.

A participação da CAEMA nesse projeto tem sido a disponibilização de material informativo/educativo como folders e cartilhas sobre a preservação da água, como forma de evitar o seu desperdício; como utilizar corretamente a rede coletora de esgotamento sanitário; utilidade do hidrômetro; como preservar o meio ambiente, rios e mananciais, dentre outros.

A química Maria Nazareth dos Santos Silva, da Coordenadoria de Licenciamento, Educação Ambiental e Outorga de Recursos Hídricos da Companhia, participou da análise dos trabalhos relativos ao tema “Água” realizando a avaliação dos projetos que serão apresentados por cada escola participante, levando em consideração os trabalhos voltados para uma política de escola sustentável.

Os dois eventos visam fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral, além de garantir o direito de participação dos adolescentes na construção de um Brasil sustentável.

 

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