296 ESTUDANTES INSCRITOS PARA O CONCURSO DE REDAÇÃO PROMOVIDO PELA CAEMA

Foram encerradas no dia 6 deste mês, as inscrições para o I Concurso de Redação promovido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA. Ao todo foram inscritos 296 alunos oriundos de 22 escolas da rede pública municipal e estadual de ensino, localizadas nas áreas dos sistemas Anil e Vinhais. O número é considerado bastante alto e mostra o interesse dos alunos e professores envolvidos com a questão do meio ambiente.

O concurso é direcionado para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio das escolas públicas, localizadas nas áreas onde vem sendo desenvolvidas atividades do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), da CAEMA realizado paralelamente às obras de esgotamento sanitário em São Luís. O tema escolhido para o concurso foi “Educação Ambiental, uma questão de Cidadania” e visa provocar nos estudantes uma reflexão sobre as questões ambientais e como estas influenciam suas vidas e a de suas comunidades.

De acordo com a assistente social, Virginia Andrade, coordenadora do Concurso pela Fundação Sousândrade, a participação das escolas foi muito boa e demonstra a necessidade das questões relacionadas ao meio ambiente serem discutidas também na escola. “Nós consideramos a participação das comunidades muito boa. Algumas escolas se engajaram e adotaram o projeto como se fosse uma iniciativa própria, o que reforça a importância do concurso e do tema” destaca.

Durante o período de inscrição para o concurso, a CAEMA promoveu várias palestras abordando assuntos relacionados com a dinâmica estabelecida para o concurso e também temas voltados para a preservação ambiental e sustentabilidade. As palestras foram realizadas nos bairros da Alemanha, Bequimão e Liberdade.

O ciclo de palestras foi coordenado pela assistente social da CAEMA, Mayra Lima, responsável pelo desenvolvimento do PTTS. Mayra também destaca a grande quantidade de inscritos no concurso. “Nós estamos felizes e podemos observar que alunos, coordenação de escolas e coordenação do concurso se mobilizaram para divulgar o concurso nas escolas e isso contribuiu para que tivéssemos um número muito bom de inscritos” disse. Ela disse ainda, que a intenção é aproveitar todas as boas produções dos estudantes para posterior divulgação.

As redações inscritas serão avaliadas por uma comissão formada por quatro pessoas, sendo dois funcionários da Companhia e duas pessoas indicadas pela Fundação Sousândrade. O resultado do concurso será divulgado no dia 27 de novembro nos sites da CAEMA e da Fundação.

Serão escolhidas oito redações, quatro do Ensino Fundamental e quatro do Ensino Médio, que receberão os seguintes prêmios: 1º Lugar, um Notebook; 2º Lugar, um Tablet e um Pendrive; 3º Lugar, um Tablet e 4º Lugar, uma Câmera Fotográfica Digital. Para todos os candidatos inscritos serão entregues certificados de participação no concurso. A entrega dos prêmios para os vencedores acontecerá em solenidade a ser será realizada no dia 4 de dezembro no auditório da CAEMA.