GOVERNO INAUGURA POÇO DO PROGRAMA 'ÁGUA PARA TODOS' NO MONTE CASTELO

Com o objetivo de garantir reforço no abastecimento de água para cerca de 10 mil pessoas residentes no bairro Monte Castelo e parte do Apeadouro, em São Luís, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), entregou um poço tubular com 200 metros de profundidade e vazão de 40 mil litros por hora, localizado nas proximidades do ginásio do Colégio Barbosa de Godois. O poço é o quarto a ser colocado em operação na região central da capital, onde o abastecimento de água é precário por conta dos baixos níveis do reservatório do Batatã, principalmente em períodos de estiagem.

Além desse poço do Monte Castelo, a Caema já colocou em funcionamento os poços da Praça da Misericórdia e dos bairros de Fátima e Vila Passos. Para facilitar a instalação desses poços, a Caema contou com o apoio da Prefeitura de São Luís, que facilitou a liberação de áreas públicas. “Quero agradecer ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior pela parceria com a Caema, pois facilitou muito a liberação, em tempo recorde, das áreas para a perfuração desses poços na região central da cidade. É uma parceria importante, pois tem ajudado a Caema na recuperação do pavimento asfáltico nos locais onde realizamos trabalhos em nossas redes de água e de esgoto”, disse o diretor-presidente da Caema, Davi Telles.

Davi Telles também disse que os poços da região central fazem parte do programa ‘Água para Todos’ e representam uma solução importante para o abastecimento, mas que é preciso a prática do consumo consciente e o combate a perdas. “Peço aos moradores beneficiados com essa ação que denunciem qualquer tipo de desperdício e de ligações irregulares, pois temos que combater fraudes. Esse problema é de todos nós”, disse Telles, acrescentando que a Caema está desenvolvendo um amplo programa de combate a perdas, com a instalação de mais de 130 mil hidrômetros em toda a cidade para que o cidadão pague pelo valor justo e consumo racional.

Davi Telles aproveitou para destacar que, com os programas ‘Água para Todos’ e ‘Mais Saneamento’, o governo Flávio Dino está investindo cerca de R$ 500 milhões em obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água em São Luís. São R$ 320 milhões na ampliação dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto, com recursos do governo Dilma Roussef, para elevar o índice de tratamento de esgoto dos atuais 4% para 70%, até 2018, quando todos os sistemas estiverem concluídos e em operação.

Além disso, o governo vai investir R$ 100 milhões na construção da obra de reforço de vazão do Italuís para acabar com o rodízio no abastecimento de água em bairros atendidos pelo sistema. “O reforço de vazão será um grande reservatório a ser instalado no Km 22 da adutora do Sistema Italuís e que vai permitir o rebombeamento de água, aumentando a vazão em mais 1.000 litros de água por segundo, suficiente para acabar com a intermitência no abastecimento de água em São Luís”, acrescentou o diretor-presidente da Caema.

Presente à solenidade, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, ressaltou a importância das parcerias com o Governo do Estado que vêm contribuindo para melhores em várias áreas. “É o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís caminhando lado a lado e enfrentando os problemas da cidade. Além dessa parceria para garantir água de qualidade à nossa população, estamos trabalhando juntos para melhorar, ainda mais, a educação e a saúde, com destaque para a construção do novo Hospital da Criança”, disse o prefeito.

Para a dona de casa Sebastiana Barbosa, o poço vem acabar com o sofrimento de moradores para conseguir água, em algumas áreas do Monte Castelo. “O nosso abastecimento sempre foi precário, em dias alternados e com a água chegando somente pela madrugada, sendo que às vezes temos que pegar nas torneiras mais baixas porque não sobe para a caixa d´água. Com esse poço, vamos ter água em quantidade suficiente para atender nossas necessidades e sem esse sufoco de ter que acordar pela madrugada para ter alguns baldes”, disse a moradora agradecendo a iniciativa do governo.

Nos próximos dias, serão entregues os poços tubulares perfurados no Parque do Bom Menino e no Outeiro da Cruz, na área dos reservatórios R-04 e R-05. Até dezembro, a Caema entregará mais oito poços de grande vazão na área do Sistema Paciência com o objetivo de acabar com a intermitência no abastecimento de água nas regiões Cohab/Cohatrac.