'ÁGUA PARA TODOS' LEVA ÁGUA PARA MORADORES DO ALTO DA ESPERANÇA

Com a inauguração de um novo poço tubular na tarde desta quarta-feira (6), pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), que executa o programa ‘Água para Todos’ do Governo do Estado, cerca de 1.500 famílias da localidade serão beneficiadas com agua potável nas torneiras. Este foi o sexto poço entregue na capital com o objetivo de diminuir o déficit de abastecimento de água.

A solenidade de entrega contou com a presença do presidente da Caema, Davi Telles, e contou com as presenças do Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, secretariado municipal e vereadores. O novo poço, situado à Rua Rainha Elizabeth, conta com uma vazão de 10 mil litros de agua por hora, regularizando a situação em uma área que antes sofria com o abastecimento reduzido.

Durante a solenidade de entrega, o diretor presidente da Caema, Davi Telles, explicou que isso só foi possível devido esforços concentrados de todos os setores e colaboradores da companhia, e mediante determinação do Governador Flavio Dino, e a parceria instituída entre a Caema e a administração municipal.

“A perfuração de poços visando resolver o problema de abastecimento de água de boa parte do contingente populacional dessa área, é mais uma ação conjunta que vem sendo realizada desde o início do programa “Água para Todos”, em São Luís, no sentido de solucionar os problemas de abastecimento, tanto na capital quanto no interior do estado”, explicou. O presidente também acrescentou que o poço em operação aumentou em seis mil litros a vazão na área, possibilitando aos moradores realizarem de forma mais digna atividades simples, como tomar banho.

A moradora Isabel Dias Correia, de 58 anos, diz há muito esperar pela normalização do abastecimento e pela possibilidade de ter água na torneira todos os dias. “Desde que eu cheguei aqui no bairro, eu esperava por ter água na minha torneira dia e noite, e não sofrer mais carregando balde esperando os tanques chegar pelo menos até a metade... graças a Deus, eu agradeço agora por poder tá lavando roupa na minha máquina”, agradeceu.

Já a moradora Maria Alice Pereira diz que fica mais tranquila ao ter agua de boa qualidade para beber, e conta com a certeza que até a saúde da sua família vai ganhar com o abastecimento. “Aqui até pra beber água era difícil. Tinha um outro poço aqui que a água não era boa pra beber, era uma água salobra”, conta.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, pontuou a importância do abastecimento regular de água, que se soma às ações da gestão municipal naquela área. Ele citou os serviços do Mais Asfalto na recuperação de várias ruas; ações do programa Interbairros para estreitar os acessos entre as regiões; a reforma do Hospital Clodomir Pinheiro Costa; reforma da Unidade Básica de Saúde da Vila Nova, bem como de praças e do Mercado do Anjo da Guarda. "Temos buscado desenvolver ações para esta área da cidade, também a partir da parceria com o governo do Estado. Esse é um momento especial para a nossa cidade. Com a inauguração deste sistema de abastecimento de água em uma área que agrega uma das maiores populações da capital, serão beneficiadas milhares de pessoas", disse o Prefeito Edivaldo.

A secretária municipal de Saúde (Semus), Helena Duailibe, pontuou a relação do abastecimento e a prevenção a diversas doenças. “Sabemos que água é saúde e havendo essa regularidade, diminui o hábito de guardar água, às vezes, feito de forma inadequada. Com isso, diminuem também possíveis focos do mosquito da Dengue, um problema que todo o país está preocupado em combater”.

A secretária municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fátima Ribeiro, ressaltou que água de qualidade é o primeiro fator para a geração de saúde e uma alimentação segura. “Com essa inauguração se estabelece a saúde e a atenção ao meio ambiente também”, destacou a secretária de Informação e Tecnologia (Semit), Tati Lima. O vereador professor Lisboa (PCdoB) reiterou o ganho para a comunidade com a instalação do sistema de abastecimento. “Parabéns à comunidade que agora terá água em suas casas com mais qualidade e de forma regular”.

Estiveram presentes ainda à inauguração os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, Articulação Política, Hélio Soares e Esporte (Sedel), Júlio França; os vereadores Osmar Filho, Josué Pinheiro; e lideranças da comunidade do Alto da Esperança, Sá Viana e Itaqui Bacanga.