CAEMA APRESENTA PROJETO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE SÃO LUÍS

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), apresentou, na sexta-feira (29), na Câmara Municipal de São Luís, os primeiros resultados obtidos pela Caema e que estão mudando o atual quadro de defasagem de tratamento de esgoto sanitário e abastecimento de água na capital maranhense. Os resultados foram alcançados a partir das prospecções e investimentos de cerca de R$ 800 milhões.

A apresentação dos resultados iniciais foi feita pelo diretor-presidente da Caema, Davi Telles, e pelos diretores de Operações, Carlos Rogério, e de Meio Ambiente, José Luís Bastos, além do engenheiro Pedro Afonso. A audiência foi direcionada aos vereadores e representantes de várias entidades sociais e populares que participaram da audiência pública do dia 29. A apresentação foi proposta pelo primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Pavão Filho (PDT).

Entre os diversos pontos expostos pelo corpo diretor da Caema, destaque para o aumento de qualidade de vida da população, eliminação de déficits históricos em relação à oferta de água e coleta e tratamento correto de esgoto devolvendo água limpa para a natureza. O presidente da Caema explicou que todas estas metas estão sendo cumpridas, gradativamente, por todo o corpo de servidores da Caema, desde o lançamento do Programa ‘Água para Todos’.

Sete grandes projetos, alguns já em andamento e outros em processo licitatório, com início de obras nos próximos meses, foram evidenciados na apresentação, como a construção e ampliação das Estações de Tratamento Esgoto (ETEs), que elevarão de 4% para 70% o índice de esgoto coletado e tratado de forma correta.

“Nós teremos, na ETE Vinhais, que está entre as maiores do Nordeste, o atendimento de aproximadamente 15 bairros, beneficiando uma população de cerca de 350 mil moradores. Na ETE Anil, a principal meta, que é uma determinação expressa do governador Flávio Dino, é mudar a situação vergonhosa de baixos índices de esgoto tratado, resultado da falta de investimentos ao longo dos anos e da ausência de um planejamento sério para revitalizar o sistema de esgotamento sanitário em toda a Ilha de São Luís”, enfatizou Davi Telles.

Outro ponto importante na audiência foi a balneabilidade das praias. O presidente da Caema ressaltou que já está ocorrendo a despoluição de rios que compõem os corpos hídricos de São Luís. “Vamos seguir despoluindo os rios. Nós já efetuamos a retirada de todos os pontos de lançamento de esgoto do Rio Pimenta que, em alguns trechos, a natureza já se encarregou de fazer sua parte e o rio apresenta, em seu curso, pontos com água cristalina”, frisou.

Davi Telles afirmou, também, que, dentro de três meses, o Rio Claro estará despoluído. “Já estamos com um processo de licitação em curso para iniciar os trabalhos de despoluição do Rio Calhau. Assim também será feito nos outros rios importantes para o nosso sistema hídrico, como é o caso das Bacias do Rio Anil e do Bacanga”, explicou.

A Lagoa da Jansen, que já teve 12 pontos de lançamento de esgoto interceptados e deverá ter mais 15 retirados até julho deste ano, foi citada na audiência com um local que será referência para a prática de esportes náuticos após todo o processo de despoluição. Após a retirada de todos os pontos de lançamento e da biorremediação para cuidar do esgoto sedimentado, bem como reparo das comportas para renovação da água represada, a Lagoa poderá abrigar a prática de esportes náuticos, beneficiando o lazer do ludovicense. O serviço é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

Plano de Esgotamento Sanitário

Em meio a uma série de outros questionamentos, atrelado ao plano de esgotamento sanitário, foram destacadas as ações desenvolvidas para dobrar a capacidade atual de abastecimento de água, por meio das obras de remanejamento da adutora e reforço de vazão do Sistema Italuís, que já estão 90% concluídas.

O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Caema, José Luís Bastos, explicou que o reforço na vazão será propiciado com a substituição de canos de ferro fundido com espessura de 1.200mm por tubos de aço de 1.400mm, diminuindo o atrito, além da ativação de uma terceira bomba de captação, praticamente dobrando a capacidade de vazão, que chegará a 3.000 litros por segundo com a conclusão do em 2017.

Combate ao desperdício

Dentre ações da Caema, está o desenvolvimento do programa de combate a perdas, visto que a média de desperdício de água tratada é de aproximadamente 60%. O problema é motivado por fatores diversos, com grande ênfase na falta de hidrômetros e medição. Por isso, a Caema está instalando 130 mil hidrômetros em São Luís, o que está evitando erros nas leituras e subnotificação. No total, seis mil medidores já foram instalados.

Informações públicas

Esta foi a nona audiência pública em que a Caema leva à comunidade esclarecimentos sobre o Projeto de Esgotamento Sanitário da Capital. “Já estamos, há algum tempo, levando informações e integrando a população nas ações que estamos desenvolvendo dentro deste amplo projeto de revitalização e modernização da Caema”, disse o diretor-presidente da Caema, Davi Telles.

Davi Telles explicou que este é um momento de prestação de contas com o consumidor. “É desta forma que dizemos às comunidades o que estamos fazendo, ouvimos os problemas das comunidades e direcionamos ações rápidas para solucionar os problemas existentes. Quando assumimos a gestão da Caema encontramos erros históricos que, com certeza, prejudicam e muito a população. Com diálogo e ações concretas estamos mudando isso”, declarou.