OBRAS DE SUBSTITUIÇÃO DE REDE DE ESGOTO NA AVENIDA DANIEL DE LA TOUCHE SEGUEM EM RITMO AVANÇADO

A substituição da rede coletora de esgoto na Avenida Daniel de La Touche segue em ritmo avançado desde o seu início. O trabalho do Governo do Estado é executado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e tem como objetivo findar problema histórico ocasionado pelo desgaste da rede coletora implantada há mais de 30 anos ao longo da Avenida.

Iniciadas no dia 25 de abril, as obras estão dentro do cronograma planejado, de acordo com José Luiz Bastos, Diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Companhia. O serviço em recursos oriundos do PAC e se estende por um trecho de mais de 2km da avenida, do Elevado da Cohama ao Cohajap, para a troca de 2.146 metros de tubulação, resolvendo um problema no interceptor da rede coletora existente no local.

“Nós já colocamos, nesta primeira fase, tubos de polietileno de alta densidade, com diâmetro de 700mm, e agora estamos preparando a intervenção nos trechos que necessitam de tubos ainda mais grossos, de 1000mm, para a readequação de toda a rede, eliminando a existência de tubulações de amianto, o que hoje não é mais permitido e que foram colocadas ali por volta de 1985”, esclarece o diretor, enfatizando que ações estratégicas deste tipo tem sido realizadas constantemente pela Caema e de forma programada.

No caso da Avenida Daniel de la Touche, a urgência se deu por conta de inúmeros problemas no interceptor de esgotos que, por conta de volume e fluxo, agravado pelo desgaste da rede, vinha apresentando rompimentos periódicos e obstruções mediante pressão exercida por gases. Além disso, o tráfego intenso nas vias colaborou para situações de rompimento na rede.

Benefícios

A restruturação não se traduz em benefícios apenas neste trecho em que a troca de tubulação está concentrada. Quando concluída a obra, será possível uma coleta de esgoto mais eficiente, e ainda mais abrangente em bairros e áreas ao entorno, já que o interceptor está interligado à Estação Elevatória de Esgoto (EEE), localizada no Cohajap. Por meio do bombeamento do esgoto produzido em áreas mais baixas, será possível levar todo o volume até o interceptor da Daniel de La Touche, de onde será destinado a ETE Vinhais que, quando da sua operação, devolverá água limpa após todo o processo para tratar o esgoto recolhido.

A intervenção na Avenida Daniel de la Touche deve durar mais 30 dias, e conta com a parceria da Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), responsável pela recuperação asfáltica imediata, bem como da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que disciplina o trânsito para realização dos serviços durante a noite, sempre das 21h às 5h, diminuindo os impactos sobre o trânsito no local.