FUNCIONÁRIOS RECEBEM CAPACITAÇÃO EM OPERAÇÃO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Com duração de dois dias, o curso “Operação de ETE’s com Reatores Anaeróbios”, iniciado esta semana foi realizado no auditório da sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão.  O treinamento está voltado para a atualização de conhecimentos de 53 colaboradores que atuam nas regionais de Imperatriz, Coroatá e São Luís. A capacitação cumpre o princípio de valorização de empregados estabelecido pela presidência no Planejamento Estratégico 20016-2019.

O presidente da Caema, Davi Telles, comentou sobre a importância da atualização dos colaboradores para o quadro de funcionários da empresa.  Ele também reafirmou a seriedade com que a Companhia tem destinando investimentos a capital e a Imperatriz como forma de aumentar os índices de tratamento de esgoto com vistas a diminuir impactos ambientais e aumentar a qualidade de vida da população.

“É muito importante priorizar a capacitação de todos os colaboradores, principalmente pelo fato de que nós estamos trabalhando arduamente para garantir ampliação dos índices de esgotos tratados em São Luís e em Imperatriz”, avaliou o presidente.

Davi Telles, ainda reiterou a participação de colaboradores da regional de Imperatriz, enfatizando que a cidade também está entre as prioridades de investimentos.

“Mesmo num momento complicado, de crise, nós estamos trabalhando arduamente para captar recursos junto ao ministério das cidades, de modo que em breve nós possamos implantar uma ETE de grande porte na segunda capital do estado”, divulgou ele, esclarecendo quem em Imperatriz o processo se dará de forma inversa ao que se desenvolve atualmente na capital. “Após alocados estes recursos em Imperatriz, a intenção é que após a implantação de uma ETE, nós possamos reestruturar e revitalizar toda a rede coletora, com implantação também de interceptores”, disse.

De acordo com o engenheiro químico e sanitarista Manuel Osvaldo Alvares da Silva, que ministrou o curso, os pontos apresentados aos participantes darão a noção exata de como se apresenta todo o processo de uma ETE com reatores anaeróbios e a dimensão da importância dela não só para o meio ambiente, mais para reduzir problemas de saúde. “Nós vamos esclarecer o funcionamento e debater os critérios de operação para máxima eficiência neste tipo de processo, onde 90% da matéria orgânica são removidos, seguidos de um processo de desinfecção, para eliminar organismos patogênicos, e só então fazer lançamento no corpo receptor, devolvendo água limpa para o meio ambiente”, explicou.

A atualização de conhecimento dos operadores também é bem vista pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES/MA. “Nossas ETE’s, que estão em operação desde 2001, começaram suas atividades com técnicos que ainda não haviam passado por um momento como este e tiveram que apreender apenas de forma prática, superando erros. Com um treinamento voltado para estas novas ETE’s, com tecnologia de ponta, nós teremos operadores totalmente capacitados para atuar nelas e nas duas que já funcionam, quando do término da ampliação e modernização das mesmas”, declarou Jorge Ricardo Athayde Rocha, presidente da ABES/MA.

ETEs

As duas grandes obras para implantação das ETEs Anil e Vinhais fazem parte da espinha dorsal de um grande plano de ação estruturado para elevar de 4% para 70% o índice de esgoto tratado em toda São Luís. Os investimentos e esforços para mudar o debilitado quadro de tratamento de esgoto na ilha somam recursos vultosos da ordem de R$350 milhões, investidos pelo Governo do Estado, por meio das obras executadas pela Caema com foco nas duas grandes ETE´s e revitalização de rede coletora, e implantação de interceptores.

A ETE Vinhais deverá ter sua primeira etapa concluída em agosto deste ano para atender mais de 40 bairros e uma população de 350 mil habitantes. Quando inaugurada, a ETE será uma das maiores em operação na região nordeste, iniciando suas atividades com o tratamento de 350l/s na primeira fase desta primeira etapa, e depois 714l/s chegando a uma capacidade 1.250l/s.