ABASTECIMENTO CHEGARÁ NA COMUNIDADE ALTO DO BODE APÓS 30 ANOS DE ESPERA

Mais um importante passo para a melhoria de qualidade da população da comunidade de Alto do Bode, em Colinas, foi dado neste sábado (13), com o início da perfuração de um poço tubular, com vazão de 15 mil litros por hora, que atenderá 10 mil pessoas. “A felicidade pela construção do poço em Alto do Bode estará estampada no rosto da comunidade, que sofre há mais de 30 anos com a falta de água”, disse o professor Nilson Gonçalves, morador do local.

A obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), tem o prazo para a conclusão de 90 dias. Durante a cerimônia que marcou a assinatura da ordem de serviço, o secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Márcio Jerry, destacou que o Governo entende esta como uma obra urgente e que não haverá nenhum motivo para interrupções. “Com investimento de quase R$ 200 mil iremos acabar com este problema. Garantiremos conforto para a nossa comunidade, porque água nas torneiras é um direito de todos nós. Daqui três meses voltaremos para ver água jorrando para casas de dezenas de pessoas”, disse.

“Eu fico eternamente agradecida”, disse dona Maria do Socorro, moradora do Alto do Bode, que fez questão de prestigiar o início dos trabalhos.

‘Água para todos’ em Colinas

O programa ‘Água para Todos’, criado pelo governador Flávio Dino está levando água para dezenas de locais do Maranhão, onde nunca antes houve abastecimento. Há, atualmente, sistemas já construídos ou em fase de construção nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Maranhão.

Segundo o secretário Márcio Jerry, a questão do abastecimento de água em Colinas não deveria ser um problema, uma vez que a cidade produz o dobro da capacidade de água que necessita.

“A água não chega nas torneiras porque uma obra realizada pela gestão anterior faz com que a água saia do rio, seja tratada e retorne para o rio”, explicou. No mesmo momento, anunciou que o projeto da nova obra para correção deste problema já foi concluído e o Governo do Maranhão irá garantir que finalmente a água chegue na torneira do povo.

Restruturação do abastecimento e saneamento

De acordo com o secretário, o Governo do Maranhão está reestruturando completamente a rede de abastecimento de água do estado e construindo a rede de esgoto. “Em São Luís, o Estado inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais, que vai elevar de 4% para 40% o tratamento do esgoto na capital. Do mesmo modo estamos investindo em Imperatriz, que é a segunda maior cidade do estado e também tem um sistema de abastecimento bastante precário”, detalhou Márcio Jerry.

Investimentos para combater a crise

Durante o encontro com a população nesta tarde, o secretário Márcio Jerry detalhou as iniciativas do Governo do Estado para o enfrentamento da crise econômica do país, que atinge diretamente os estados. Segundo ele, uma das ferramentas é levar ações do Governo aos municípios.

“Mesmo com tantos desafiados é preciso ter criatividade e ousadia. Ousadia por exemplo do governador Flávio Dino, que lançou o programa ‘Mais Empregos’, que vai injetar R$ 100 milhões na economia do Maranhão, em ações distribuídas em todo o estado. O resultado será oportunidades de emprego para milhares e milhares de maranhenses”, explicou o secretário.