Mais Saneamento muda quadro de balneabilidade da Ilha

Engenheira ambiental da Sema, Camila Aranha, destacou as ações realizadas na área de tratamento de esgoto para a melhoria das condições de banho. (Foto: Handson Chagas/Secap)

Com o programa estadual ‘Mais Saneamento’, as praias da Grande Ilha de São Luís recuperaram as condições de balneabilidade e estão atraindo novamente os banhistas. Para que isso fosse alcançado, uma série de investimentos foram realizados pelo Governo do Maranhão, desde os primeiros meses de 2015, há quase dois anos, com ações emergenciais para eliminar o lançamento de esgotos in natura na orla marítima de São Luís.

As condições de banho nas praias estão sendo monitoradas constantemente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), com laudos de balneabilidade sendo divulgados a cada semana e com informações sobre os 21 trechos monitorados. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho, ressaltou que o monitoramento e fiscalização das praias, visando à limpeza dos rios, é feito de forma continuada e regularmente.

“As ações que estão sendo realizadas pela Sema, tais como coletas e análises de amostras de água nas praias de São Luís e trecho de São José de Ribamar, estão sendo intensificadas nos equipamentos instalados na orla. Além disso, as intervenções realizadas pela Caema estão contribuindo para a melhoria das condições de balneabilidade”, destacou o secretário.

A engenheira ambiental Camila Aranha, supervisora de Estudos Ambientais da Sema, explicou que os investimentos realizados pelo Governo do Maranhão somam R$ 320 milhões e estão impactando diretamente no tratamento de esgoto para garantir as condições de banho e também melhores condições de saneamento aos maranhenses que moram na capital.

“Com o funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), melhoram as condições de saneamento para a população e também as condições de balneabilidade, além de diminuir consideravelmente os impactos ambientais causados por despejo de efluentes em corpos hídricos como os rios que cortam São Luís”, afirmou Camila Aranha.

Em janeiro de 2015, o Governo do Maranhão realizou ações emergenciais, através da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), o que incluiu a restauração do emissário de esgoto da praia do Olho d’Água, que estava rompido e com a tubulação obstruída. O trabalho foi realizado de forma integrada com o início dos serviços nas Estações Elevatórias de Esgotos (EEE).

Outra ação importante iniciada ainda em 2015 e que foi fortalecida ao longo deste ano é a despoluição dos rios. Esse trabalho foi iniciado em setembro de 2015 com o projeto de despoluição dos Rios Pimenta e Claro. Além disso, uma série de outras ações do Programa Mais Saneamento estão em curso, como a construção de mais de 35 novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), a ampliação das estações do Bacanga e do Jaracati, a implantação de aproximadamente 355 km de redes coletoras e interceptoras, das quais85 km já foram instaladas.

Com a Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais, a ETE Vinhais, a capacidade de tratamento de esgotos na Grande São Luís está aumentando, gradativamente, em 40% desdea inauguração da ETE Vinhais, em agosto deste ano. A ETE Anil segue com obras aceleradas e vai beneficiar diretamente cerca de 50 mil moradores de quase 20 bairros. Com as duas ETE’s em pleno funcionamento, até 2018, 70% do esgoto da capital será tratado.

Retorno de banhistas às praias

Banhistas estão aproveitando novamente as praias da capital a partir das ações para recuperação da balneabilidade. (Foto: Handson Chagas/Secap)

A partir das ações realizadas de forma contínua, desde o ano passado, foi possível a recuperação das condições de banho nas praias da capital, conforme os laudos de balneabilidade divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Com isso, os banhistas estão aproveitando novamente as praias de São Luís e trazendo de volta o cenário de praias cheias aos fins de semana e feriados para lazer em família.

O eletricista Marcos Ronilson aproveitou as melhores condições de banho para levar a filha,a pequena Ayla, para brincar na praia. “É muito bom saber que agora podemos retornar um hábito que já não era mais possível. Hojeé uma honra trazer minha filha para aproveitar esse mar e mostrar para ela o que sempre aproveitei na minha infância”, comentou Marcos Ronilson.

O estudante de enfermagem Walisson Gonçalves também voltou a frequentar a praia depois de saber dos resultados dos testes de balneabilidade. “Me causava tristeza vir até a praia e não poder banhar, mas agora mudou. Me sinto confortável em vir aproveitar o mar com meus amigos. Já até faço questão de trazer meus pais e amigos de outras cidades para tomarem banho de mar e conhecem nossas praias”, disse.

SOBRE AS ETES

ETE Vinhais

Entregue em agosto deste ano, a ETE Vinhais está entre as maiores estações de tratamento de esgoto do Nordeste. Com capacidade para tratar até 1.200 litros de esgoto por segundo, a ETE atende a 48 bairros, beneficiando cerca de 350 mil moradores.

ETE Anil

Com obras em ritmo avançado, a ETE Anil será o segundo grande equipamento construído pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e entregue pelo Governo do Estado para integrar o Sistema de Esgotamento Sanitário de São Luís. Assim que fora terminada e trabalhando em conjunto com a ETE Vinhais, as duas serão responsáveis por 70% do tratamento de esgoto de São Luís.