Moradores que voltaram a receber água do Italuís retomam rotina em São Luís

A água do Sistema Italuís está chegando gradualmente às casas dos moradores de São Luís após a retomada das operações, na segunda-feira (11). O sistema voltou a funcionar após paralisação para resolver um problema na conexão com a nova adutora.

De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), como o sistema é extenso, a água leva algum tempo para chegar a todas as residências atendidas. Por isso, o abastecimento não se dá ao mesmo tempo em todas as casas. O abastecimento vai sendo normalizado gradualmente.

Quem também recebeu água nas torneiras foi a dona de casa Milena Cristina, do Recanto Vinhais: “Voltou e eu lavei minhas roupas quase todas”. Ela diz que a instalação da nova adutora de Italuís, que levará 30% mais água para São Luís, “vai ajudar muitos lares”.“Aqui no Anjo da Guarda chegou desde ontem. Para nós foi uma bênção. Lavamos roupa e vamos continuar lavando”, conta a moradora Natividade Pereira Teixeira. “Água é vida”, acrescenta.

“Quando acordei já estava a água. Já lavei roupa, lavei louça, tomei banho”, conta Marinalva Pinheiro, também do Recanto Vinhais.

Investigações

A Caema decidiu contratar uma auditoria externa para verificar a causa do problema. Ela deve ser concluída em até 15 dias.

A Polícia Civil também investiga o caso, por meio de perícia. São dois procedimentos independentes e que podem se complementar.