CAEMA de Chapadinha realiza reparos na captação de água bruta de Brejo

A Coordenação de Operação e Manutenção da Gerência Regional da CAEMA de Chapadinha está realizando manutenções para otimizar a operação na captação do Sistema de Abastecimento da Cidade de Brejo. Na manhã da última quarta-feira (24), a equipe mobilizou-se para fazer retirada do flutuante, equipamento que dá sustentação ao conjunto de bombas do leito do rio Parnaíba para realização de reparos e melhorias.

De acordo com a gerente da Regional de Chapadinha, Rosânjala Portela, a medida é necessária para que também seja feita a substituição da base de sustentação dos tambores, que permitem a flutuação da base do conjunto motobomba, fazendo com que ele possa funcionar a contento, captando e recalcando a água em estado bruto para ser tratada e abastecer a população.

“Nós estamos tomando essas medidas após vistoriar e avaliar as condições destas bases. É uma uma ação preventiva para que se possa garantir a integridade das bombas neste período de intensificação das chuvas. Será feito aqui em Brejo e também em outros sistemas que precisam destes reparos, como o de Santa Quitéria”, disse ela.

O coordenador de operações, Lourinaldo Tavares, explica que a base de madeira será trocada por uma de metalon, material mais resistente à água, significando maior durabilidade. Além disso, os reparos e manutenções em todo o equipamento evitarão problemas futuros, como a perda do equipamento por desgaste, ou a submersão dele, que acarretaria danos ao conjunto de bombas. A recuperação do flutuante também é fator de economia, pois todo o custo da reforma, inclusive com mão de obra, têm gerado economia para a empresa, já que depende da equipe em realizar os procedimentos e da disponibilidade das peças na própria gerência, representando uma economia de mais de 14 mil reais.

“O equipamento está precisando de muitos reparos e, se fossemos encomendar um novo, ou comprar todo o material necessário para confeccionar um novo, custaria cerca de R$18.000,00. O custo para que a gente deixe este em condições normais de operação vai ser de apenas R$3.800,00, já que os materiais estão saindo da própria gerência”, explicou.