CAEMA realiza manutenções em poços para melhoria do sistema na cidade Gerência de Coroatá

A Gerência Regional de Coroatá está realizando manutenções físicas de conservação em diversos poços que compõem o Sistema de Abastecimento de Água da sede do município de Coroatá, cidade localizada a 250 km de São Luís. Os serviços estão sendo executados de forma gradativa, atendendo um cronograma estabelecido por prioridades e urgências.

O gerente da regional da CAEMA em Coroatá, Francisco Guimarães, conta que manutenções emergenciais já foram realizadas nas áreas comuns de 15 poços e que, até o final do cronograma, todos os 31 poços de grande vazão que integram o Sistema de Abastecimento operado pela companhia na cidade Coroatá, irão passar por este tipo de manutenção. Entre os serviços estabelecidos pela equipe do mutirão está a limpeza das áreas em volta dos poços, retirada de entulhos e materiais sem utilidades e capinas, além de pequenos reparos na estrutura, manutenção ou adequação de instalações hidráulicas.

“Neste primeiro momento, nós estamos primando pela limpeza e capina na área destes poços e verificando as condições de instalações e equipamentos que precisarão de reparos imediatos, troca de conexões ou algo que carece ser substituído, dando ganho a operação e melhor atender aos consumidores”, ratifica o gerente.

Além das manutenções físicas, outro ponto deste mutirão técnico das equipes influi diretamente na qualidade de vida da população naquela cidade. Todos os poços estão recebendo novos cloradores, equipamento utilizado para elevar a qualidade da água de captação subterrânea (poços).

Os novos cloradores estão sendo confeccionados pela própria gerência a partir de um modelo pensado por eles para substituir ou implanta-los a baixo custo. Um dos objetivos da gerência é que todos os 20 novos equipamentos (cloradores), sejam instalados pela gerência até o fim deste mês em Coroatá.

“Esse trabalho servirá de ponto de partida para que possamos levar em breve estas providências também para os outros sistemas que integram nossa regional. Para isso, já estamos elaborando um cronograma de manutenção progressiva contemplando outros 101 poços, localizados nas cidades que compõe a nossa regional”, diz o gerente Guimarães.

A Gerência Regional de Coroatá é uma das 9 gerências da CAEMA espalhadas pelo interior do estado, que reúnem ao todo 162 sistemas de abastecimento de água operados pela Companhia. Na regional de Coroatá são 11 Sistemas de Abastecimento de Água: Apenas o sistema de Timbiras conta com captação superficial pelo Rio Itapecuru; Coroatá, Aldeias Altas, Alto Alegres, Lago Verde, Peritoró, Livramento/Peritoró, Conceição do Lago Açu, Povoado Píqui, São Mateus e Pau de Estopa, são sistemas abastecidos por poços tubulares profundos.