Governo do Estado inaugura poço de grande vazão em São João dos Patos

Obras executadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) têm sido entregues pelo Governo do Estado em diversas cidades do interior, para cumprir compromissos assumidos e transformar a realidade de centenas de famílias. Esta semana foi a vez de São João dos Patos receber obra para modificar um cenário de sofrimento por conta do desabastecimento em diversos pontos do município.

A entrega de um novo poço de grande vazão perfurado pela CAEMA, atingindo água dentro dos padrões para exploração a 160 metros de profundidade e implantação de uma adutora com 900 metros de extensão ocorreu na última terça-feira (12), durante visita do governador Flávio Dino ao município. Na ocasião, a entrega se tornou um momento de grande festa, por conta da quantidade de pessoas que prestigiaram o aplaudiram, pelas crianças que puderam tomar banho e brincar aproveitando o momento de grande alegria. O governador Flavio Dino, de forma simbólica, abriu as torneiras e fez jorrar água a uma altura de quase 3 metros, com força de vazão de 70 mil litros por hora.

De acordo com o diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, André dos Santos Paula, momentos como este demonstram não só a ansiedade do povo por mais água, mas também a força de vontade do estado em resolver um problema que perdurou por muitos outros governos que deixaram de lado um direito essencial da população.

“Este é um equipamento que vem para somar a outras ações do Governo e da CAEMA, aqui em São João dos Patos, para que os moradores destes bairros possam viver com mais qualidade. A água deste poço vai permitir não só matar a sede da população, mas também funcionará como força motriz do desenvolvimento, impulsionando o comércio, construções aqui no Cajazeiras, por exemplo, que é um bairro com muitas residências surgindo”, acentuou.

De acordo com o coordenador de Operação e Manutenção do Sistema de Abastecimento da CAEMA no município, Amarildo Maciel, que acompanha e programa as manobras de vazão para as zonas de abastecimento na cidade, o novo poço permite distribuir água potável para cerca de 5 mil pessoas que moram em grandes bairros beneficiados diretamente, como Cajazeiras, Trincheiras, Loteamento São Francisco, Centro e bairro Escalvado. “Com o novo poço, a cidade ganha 50% a mais de água. Além disso, foi feita uma ampliação da rede existente em aproximadamente 6 quilômetros. Novas ligações que se somam a rede já existente também foram feitas, para fazer com que mais água chegue aos moradores”, enfatiza Amarildo.

O diretor André Paula também explica que “outra preocupação nessa área, vai ser o monitoramento das redes de distribuição para evitar que essa água se perca no caminho, por possíveis vazamentos ou outros problemas que possam ocorrer inclusive devido a uma maior pressurização e força da água que jorra do poço”.

O novo poço, enumerado P-19, que se localiza no bairro Cajazeiras, já está trazendo felicidade a Maria da Conceição (76), antiga moradora do bairro. Para ela, apesar da idade, o poço é um recomeço e esperança. “É uma outra vida agora. Uma grande vantagem esse poço aqui no nosso bairro. O que eu digo ao governador é muito obrigado por ele ter lembrado de nós”, agradeceu.