Governo do Estado cumpre compromisso de levar mais água para moradores de Jenipapo dos Vieira

O que antes era expectativa se tornou realidade para os moradores da cidade de Jenipapo dos Vieiras. Desde o último dia 13 de junho, a população do município passou a receber mais água tratada em suas torneiras. Isso foi possível a partir de uma determinação do Governo do Estado, por meio do programa Mais IDH, que atende, com uma série de ações, municípios que integram a lista das 30 cidades do estado com menor Índice de Desenvolvimento Humano. A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) participa destas ações executando obras que resultam em um maior e melhor atendimento à população com água potável, como perfuração de poços, instalação de rede de distribuição de água e ligação para fornecimento do serviço de abastecimento em mais domicílios na sede.

Em Jenipapo dos Vieiras, os serviços executados pela CAEMA contribuíram para a universalização do Sistema de Abastecimento de Água no município, com a implantação de uma nova rede de abastecimento que beneficia 900 novos domicílios.

Durante solenidade de entrega na sede do novo Centro de Referência e Assistência Social, o prefeito da cidade, Moisés Jorge Silva, recebeu de forma simbólica das mãos do diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente da CAEMA, André dos Santos Paula, uma placa para marcar a entrega da nova rede ao município. “Podemos dizer que, entre as cidades participantes do Plano Mais IDH, Jenipapo dos Vieiras era um dos locais que contemplava uma série de pontos positivos que alguns dos outros municípios não dispunham. O ponto crítico identificado era realmente a rede de distribuição de água que deixava a desejar. Mas essa ampliação feita pela CAEMA trouxe melhoria para o abastecimento de forma que, além de novos domicílios, mais água está sendo destinada a órgãos públicos importantes que atendem e prestam serviços à população, como postos de saúde, escolas e outros”, relatou o diretor André.

Em sua extensão total de 7,4 quilômetros, a rede nova já implantada e em funcionamento, amplia o trecho de rede que já existia. A nova rede foi estruturada a partir de tubulações de maior diâmetro, com pontos variando entre DN- 50, DN-75 e DN – 150, dependendo da necessidade e levando em conta itens como extensão de bairros, relevo e outras particularidades. Todo esse trabalho embasado tecnicamente pela equipe da Companhia, levaram mais água à pousada de Maria do Socorro Sousa Carvalho (44). Com água mais tempo nas torneiras, a pousada dela pode dar um melhor atendimento aos hóspedes.

“Aqui eu tinha que dar um jeito para juntar água nas caixas, nos tanques, tambores, onde dava.  Tinha que dar um jeito de atender aos clientes. De manhã era um sufoco, a água era fraquinha. O povo queria tomar banho, mas tinha que esperar chegar água. Agora, ela tá vindo mais cedo, tá chegando mais forte, enche mais os reservatórios, deu mais pressão na água”, contou.

A opinião sobre a melhoria é a mesma para Maria Dânia Novaes. Moradora da rua do comércio, no Centro, ela destaca que a água antes demorava a retornar às suas torneiras e, quando chegava, vinha bem fraca. Agora com a nova rede, o fornecimento é bem diferente. “A nossa população de Jenipapo dos Vieiras está de parabéns.  Agora veio uma água potável, limpa, de qualidade, nós só temos a agradecer ao Governador e a CAEMA. Tá ótima, tá forte, tá muito boa a água”, contou ela.