Semana da Água encerra com visita à ETE Vinhais

Funcionários da CAEMA participaram de uma visitação a Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais – ETE Vinhais.  A ação integrou a programação estipulada pela Companhia para chamar atenção ao “Dia Mundial da Água”, comemorado nesta última sexta-feira (22).

Durante toda a manhã, os funcionários puderam conhecer de perto as instalações, operação técnica do equipamento, bem como a importância do trabalho desenvolvido pela CAEMA para colaborar com a preservação do meio ambiente, coletando esgoto e devolvendo efluentes tratados para a natureza.

Valdeide de Menezes Pinheiro foi uma das funcionárias que conheceu pela primeira vez este equipamento construído e entregue à população pelo Governo do Estado. “Eu posso dizer que estou impressionada, não só com o tamanho desta ETE, mas também com a importância e grandeza deste trabalho. Esclareceu e me despertou para muita coisa que podemos fazer, seja apenas contando para outras pessoas como isso aqui funciona e o papel que ela desempenha, para que assim se possa chamar a atenção pra condutas que devemos ter dentro de nossas casas protegendo as águas dos rios e dos mares”, disse.

Paulino Monteiro, funcionário da CAEMA há mais de trinta anos, conheceu uma estação de tratamento pela primeira vez. Ele explica que, por desempenhar função administrativa, o tempo e o dia-a-dia acabam afastando alguns funcionários da rotina de campo.

“Fiz questão de gravar tudo, fotos e vídeos, vou mostrar para o grupo de jovens que coordeno na minha igreja e agendar uma visita para que eles também possam multiplicar essas informações, consciências e atitudes mais ecológicas e sustentáveis para nosso meio ambiente”, relatou.

A coordenadora Socioambiental da CAEMA, Mayra Milany, responsável pelas ações e atividades desenvolvidas para a XIII Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces, afirmou que a ida de funcionários de diversos setores da empresa à ETE Vinhais fechou a programação dando a lição de que a missão de proteger as águas doces pertence a cada um dos indivíduos direta ou indiretamente.

“Na verdade, esta foi a máxima da semana, cuja realização possibilitou também ações em diversas escolas de ensino fundamental, médio e instituições parceiras para reforçar esta reflexão e despertar o engajamento das pessoas na luta que deve ser contínua”, disse Erick Maurício Araújo, Gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da CAEMA.

Além da vista à ETE Vinhais para marcar o dia D, a programação contou com atividades consecutivas. Entre elas, abraço simbólico ao Rio das Bicas e ao reservatório do Batatã; atividades educacionais na escola São Vicente Paula, no bairro do João Paulo; palestra sobre uso sustentável da água em uma instituição religiosa do bairro Cohabiano e várias outras, todas definidas pelo presidente da CAEMA como exitosas.

“Instituída pela lei Estadual n° 7.869/2003, a realização deste evento e suas atividades nos possibilita esta reflexão sobre a preservação das águas no Maranhão, e demostra o que estamos fazendo para este propósito fomentando novas diretrizes e caminhos a serem trilhados na melhoria deste aspecto no estado, no Brasil e no mundo mediante   impactos ambientais que se correlacionam”, enfatizou o presidente, Carlos Rogério Araújo.

Desde de sua abertura na última terça-feira (19), a XIII - Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces, promovida pela CAEMA, contou com a participação de várias entidades parceiras durante os quatro dias de realização. Dentre as instituições parceiras, podemos citar a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), e Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM).