CAEMA e SECMA realizam ação integrada para garantir fluidez nos circuitos do carnaval

Na próxima sexta-feira (21), será dada a largada oficial das festividades de carnaval na grande São Luís. E com os preparativos a todo vapor para melhor receber as centenas de foliões que prometem passar nos circuitos montados pelo Governo do Estado do Maranhão, uma equipe da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), em ação integrada com a Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão (SECMA), percorreu todo o trajeto da folia para acertar os detalhes na infraestrutura das redes de água e esgoto dessas localidades antes da corte momesca receber a chave da cidade.

Todos os detalhes estão sendo pensados para consolidar o sucesso dos últimos anos de carnaval na capital e também para contemplar a alegria dos foliões nos cinco dias de festa. Serão três circuitos, o Beira-mar, Madre Deus, e como novidade, o Rio Bacanga que será montado no retorno da Avenida dos Africanos em sentido a Vitorino Freire, na Areinha. Todos receberão programação diversificada, com atrações locais e nacionais. E foram por estes locais que, na tarde desta terça-feira (18), uma vistoria foi realizada minuciosamente para detectar vazamentos de água, extravasamentos de esgotos ou pendências no recapeamento asfáltico, de responsabilidade da Companhia, que pudessem comprometer a festa.

Jorge Ricardo Athayde Rocha, gerente da Unidade de Negócios da CAEMA do Centro, reforça que os trabalhos de adequações nas infraestruturas de água e esgotos da região receberam atenção redobrada nos últimos meses. “O carnaval é um marco festivo em nosso calendário e, aqui em São Luís, a cada ano esse movimento cresce. É notória a preocupação do Governo em atender todos os públicos da forma mais democrática possível, logo a CAEMA não poderia ficar de fora dessa prévia que vai garantir a qualidade do evento. Estivemos trabalhando preventivamente nos últimos meses na desobstrução das redes, intensificamos as ações de recomposição asfáltica e estamos na reta final dos reparos de todo o serviço efetuado. E continuaremos de prontidão para corrigir, em tempo hábil, quaisquer eventualidades que venham ocorrer até o momento da festa”, declarou o gerente.

Prevenção

Há aproximadamente um mês, a rede de esgoto do Centro da cidade vem recebendo uma atenção a mais, a fim de evitar transtornos aos foliões durante o carnaval. “Estamos na época em que o volume de chuvas é maior e, naturalmente, a demanda da CAEMA para realizar reparos nas redes de esgoto cresce. Com a chegada do carnaval, as solicitações dobram. Isso porque é cultural as ligações irregulares que levam água de chuva para a rede de esgoto, o que é altamente danoso ao sistema, já que ele é preparado para receber somente o esgoto doméstico. E se já não bastasse, é recorrente a prática de descartar lixo inadequadamente no meio ambiente, que acabam chegando nas vias de esgoto e causam obstruções", destacou Alain Gerard Lobato De Moura, coordenador de operação e manutenção do sistema coletor de esgoto.

Para precaver situações desastrosas, foram feitas manutenções e limpezas nos poços de visitas de esgoto da área (PVs), e fica o alerta: a água da chuva deve ser direcionada para a rede de drenagem pluvial, nunca para a rede de esgoto. A rede de drenagem é instalada pela Prefeitura para o escoar as águas proveniente de telhados, calhas e ralos que, depois de captadas por galerias, são lançadas no mar ou nos rios. Por outro lado, também é importante conscientizar que a rede de esgoto doméstica não suporta óleos de cozinha, borras de café, fios de cabelo ou dental, resto de comida, papel, absorventes, preservativos, cabelo, plástico, entre outros resíduos sólidos

Para o bom funcionamento das redes de esgoto e de drenagem pluvial, especialmente nesse período de grande circulação de pessoas, é importante lembrar de não jogar as latinhas de refrigerante ou cerveja nas calçadas e vias públicas. A mesma dica serve para as embalagens de lanches ou qualquer resíduos utilizados durante a festa, pois a chuva irá arrastar esses materiais para as passagens de água, elas serão obstruídas, com isso, chances de alagamentos disparam.

Fiscalização

O supervisor de obras e infraestrutura da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão (SECMA), José Ribamar dos Santos Muniz Júnior, atendendo as preocupações do Governo em garantir uma festa bonita e com suporte adequado para a realização das brincadeiras e diversão dos foliões, acompanhou a equipe da CAEMA na vistoria dos circuitos. Ele conta que, com a aproximação de uma das datas mais importantes para o turismo, todos os órgãos do Estado estão envolvidos para deixar a cidade preparada para receber os donos da casa e os turistas.

"Estamos, nesses últimos dias, em regime de plantão para deixar os ambientes limpos, seguros e sem nada que possa atrapalhar a vida dos brincantes, assegurando que tudo ocorra da melhor forma possível. Essa parceria com a CAEMA foi só mais uma dentre outras forças-tarefas que intensificamos nas prévias carnavalescas para que tudo fique bem organizado. O melhor de tudo foi que, nessa etapa de reparos, detectamos poucas pendências da CAEMA nos circuitos, graças ao bom trabalho preventivo realizado. E agora são detalhes que serão corrigidos nestas quinta e sexta-feira, conforme alinhado com a equipe", declarou o supervisor de obras da SECMA.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PRC

TEXTO e FOTOS: Niedja Lobato