Deputados visitam Estação de Tratamento de Esgotos

A convite do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA, João Reis Moreira Lima, a comissão de Obras da Assembléia Legislativa do Maranhão, formada pelo seu presidente, deputado Francisco Gomes, deputado Edivaldo Holanda, deputado Manoel Ribeiro, deputado Alberto Franco e o presidente da Assembléia, Marcelo Tavares, realizou uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto do Jaracati.

O objetivo foi mostrar, detalhadamente aos parlamentares, a reforma realizada no empreendimento para coletar e tratar os esgotos da capital.

Os deputados percorreram todos os setores da Estação e comprovaram que os equipamentos estão em pleno funcionamento e que a Estação está realizando todas as etapas do tratamento de esgotos, desde a entrada dos dejetos na Estação até a sua saída, já transformados em água limpa, desinfectada e ozonizada, pronta para ser despejada nos rios, sem poluir os mesmos.

Na oportunidade, João Reis Moreira Lima, explicou sobre o funcionamento da Estação de Tratamento e sobre as obras de recuperação das Estações Elevatórias e toda a rede coletora. “Durante a reforma, foram substituídos os gradeamentos grosseiros e finos; o sistema de desarenação (retirada de areia); o sistema de ozonização de esgotos, dentre outros equipamentos”, disse.

O Deputado Francisco Gomes, presidente da Comissão, mostrou-se satisfeito com as melhorias realizadas na Estação. “Eu não posso dizer que estou surpreso com o que vi, porque conheço a competência da atual administração da Companhia, estou muito satisfeito. Parabéns aos gestores e à equipe”, observou o deputado.

O moderno sistema da ETE Jaracati, com capacidade para receber 200 litros por segundo, atende hoje 60% dos esgotos da Bacia do Rio Anil: Ponta d’Areia, Avenida Litorânea, Lagoa da Jansen, Calhau, Ponta do Farol, São Francisco, Renascença I e II, áreas do Elevado do Trabalhador e Conjunto Novo Tempo no Cohafuma. Com a conclusão das obras de interceptação na Avenida Ferreira Gullar e Renascença (em andamento), terá condições de coletar e tratar os outros 40%.