CAEMA fortalece ações de combate a ligações clandestinas de água e esgoto

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) fortaleceu, nos últimos meses, os trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria de Combate à Fraude e Perdas Comerciais (CCRAP). De outubro a dezembro do ano passado, o setor se reestruturou e realizou 1.208 fiscalizações e aplicou 510 notificações, em imóveis e empreendimentos da região metropolitana de São Luís e nas nove regionais em que atua.

Com instalações na Unidade Vinhais da CAEMA, na Av. Jeronimo de Albuquerque, em São Luís, a CCRAP é subordinada à Gerência de Arrecadação (CCRA) da Companhia e tem como objetivo coibir toda e qualquer ação irregular nas ligações de água e/ou de esgotamento sanitário, na capital e nas cidades de Chapadinha, Coroatá, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São João dos Patos, que compõem as nove regionais.

Em outubro, por exemplo, o setor contabilizou 455 fiscalizações e registrou 147 autuações (32%), no estado. Já nos meses de novembro e dezembro, os percentuais de autuações subiram para 47% e 49%, respectivamente. A iniciativa busca deliberar ações que reflitam na saúde financeira da companhia e no bem-estar social de seus clientes.

“Nossos canais de atendimento registram, principalmente, denúncias de desperdício e ligações clandestinas, tanto de água quanto de esgoto. Paralelo a isso, planejamos fiscalizações em imóveis que apresentam status de situação de água cortada/factível para confirmação do cenário”, informa o coordenador CCRAP, Rafael Ribeiro.

Questionado de como esse tipo de trabalho beneficia a população maranhense, o coordenador de Combate à Fraude e Perdas Comerciais, Rafael Ribeiro, falou que as ações buscam garantir um sistema de distribuição mais estável a todos.

“As ações de combate à fraude geram como consequência um sistema de distribuição mais equilibrado, fazendo com que o abastecimento seja o mais estável possível e livre de intervenções clandestinas que gerem qualquer interferência no fluxo, ou mesmo na pressão da água nas torneiras dos clientes regulares”, explicou o coordenador CCRAP.

Denuncie

O furto de água é qualificado como crime contra o patrimônio (art. 155 do CPB). A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa. As denúncias de desperdício de água e ligações clandestinas podem ser feitas através do Call Center (0800-7010-195), WhatsApp (98) 99113-0195, aplicativo “CAEMA Mobile” ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..