Caema realiza manutenção no Italuís usando a Técnica “Linha Viva”

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), realizou na semana passada, mais uma manutenção elétrica na Subestação e nas redes elétricas do Sistema Produtor Italuís, para corrigir problemas de isolamento em seis pontos do alimentador de energia elétrica da captação de água. No alimentador de energia que possui 7 km de extensão, foi necessário efetuar a troca de isoladores quebrados, a substituição de parafusos de sustentação, além da instalação de 6 pára-raios nas duas extremidades da linha.

O serviço de manutenção foi realizado sem a necessidade de desligar o sistema e sem desativar o bombeamento de água, como acontecia anteriormente, graças à utilização da técnica de manutenção de instalações elétricas energizadas, conhecida como “Linha Viva”, na qual não há a necessidade do desligamento de energia.

Para executar essas correções, seria necessária a paralisação do Italuís por um período de no mínimo 10 horas, o que ocasionaria o desabastecimento da capital, com um grave risco de provocar um rompimento na adutora, quando do retorno da operação do Sistema, provocando maior desabastecimento de água na grande maioria dos bairros.

Com a utilização dessa técnica, executada em 8 horas de trabalho por uma empresa especializada, a Companhia evitou a interrupção de água a aproximadamente 500 mil habitantes das cidades de Bacabeira e São Luís, durante um período de aproximadamente 36 horas.

De acordo como o diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, engenheiro Cristovam Dervalmar Rodrigues Teixeira Filho, devido ao baixo nível de isolamento do alimentador de energia elétrica, só nos últimos 60 dias ocorreram 7 paradas intempestivas do Sistema Italuís. “Com essa nova técnica, aumenta a confiabilidade operacional, reduzindo o desabastecimento à população”, disse.