Fórum apresenta balanço após um ano da parceria entre Caema e Agência Francesa de Desenvolvimento

Após um ano de convênio firmado entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), foi apresentado, nesta segunda-feira (16), durante o Fórum da Cooperação Técnica AFD/Caema, o Plano Estratégico para melhoria da capacidade organizacional  e eficiência dos serviços prestados  Companhia.

O trabalho é fruto do termo de cooperação firmado entre a Caema e a AFD , com o apoio do Governo do Estado em maio de 2020. Na oportunidade, a AFD disponibilizou apoio aos esforços da Companhia para otimizar a qualidade na prestação dos serviços. As consultorias trabalharam no planejamento dos recursos e eficiência de sua implementação, na análise da eficiência operacional e comercial, na área de sustentabilidade financeira e no acesso a serviços e capacidade de gestão de responsabilidade social corporativa.

O Plano Estratégico, desenvolvido em parceria com a consultoria francesa ASPA Utilities, coroa mais uma fase de parceira.

A cooperação visa o aprimoramento geral da Companhia, buscando a modernização e melhorias no atendimento às expectativas dos consumidores. “O objetivo da parceria é melhorar o saneamento no Maranhão e melhorar as condições de fornecimento desse serviço para toda a população”, reforçou o diretor presidente da Caema, André dos Santos Paula.

Na ocasião, a Diretoria Executiva da Caema e os técnicos da ASPA trataram sobre o histórico da parceria e apresentaram, no Plano Estratégico elaborado pela ASPA, eixos norteadores para melhoria organizacional e, também, para o reforço de capacidade da Companhia no que diz respeito aos serviços prestados no âmbito do saneamento básico no Maranhão.

“Hoje, nós estamos divulgando os resultados da consultoria. O objetivo da parceria é melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Companhia no contexto do Novo Marco do Saneamento Básico”, informou o diretor regional da AFD, Philippe Orliange.

O Fórum contou com a participação do diretor presidente da Caema, André dos Santos Paula; da diretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas, Maria Edna Portela do Carmo Velez; do diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, Clenilson Novaes Gonçalves dos Santos.

Também estavam presentes o diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Carlos Rogério Santos Araújo; o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente, José Oliveira Ataídes; o diretor regional Brasil Cone Sul da AFD, Philippe Orliange, e os consultores da ASPA Betrand Dardenne e Rui Roda, da ASPA Utilities.