CAMPANHA CONTRA A DENGUE NA V SEMANA ESTADUAL DAS ÁGUAS DOCES

Como parte das atividades realizadas ao longo da V Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces, aconteceu no dia 17, na sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, a palestra “Água e Dengue”.

A iniciativa de tratar do assunto estabelecendo a inter relação entre água e dengue, aconteceu em razão do mosquito Aedes aegypti possuir a necessidade da água parada para se desenvolver. Como o período chuvoso contribui para a proliferação da larva do mosquito transmissor em razão do acúmulo de água, é necessário unir forças para promover atividades educativas que visem conscientizar a população no sentido de adotar medidas práticas de prevenção da doença.

Com esse propósito, a palestante Larize Kelli Garcia Ribeiro da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária falou sobre a água, seu uso e importância. Em seguida, Lucinete Pavão Sousa da Secretaria Municipal de Saúde inter-relacionou os assuntos, adentrando na problemática propriamente dita, ou seja, como o mosquito se desenvolve, quais os sintomas da doença, tratamento e prevenção.

Na oportunidade, marcaram presença no auditório o gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, engenheiro Raimundo Nonato Medeiros e os coordenadores da V Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces: Sueli Gonçalves, desenhista industrial; Nazareth Silva, química; Francisco Côrrea, coordenador de Licenciamento e Educação Ambiental, além de outros colaboradores da Companhia.

No final do evento foram entregues folders e panfletos educativos da Campanha “São Luís unida contra a dengue”, da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís. Os panfletos continham dicas de prevenção, sintomas da dengue  clássica e grave, além do conclame, “Vamos acabar com o mosquito” e o alerta: “A dengue pode matar”.

Participaram pessoas de diversos segmentos da sociedade como: Correios, Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária (SVES), Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e colaboradores da CAEMA, empresa anfitriã do evento.