CAEMA DESENVOLVE PROJETO TÉCNICO SOCIAL EM SANTA LUZIA DO TIDE

A CAEMA, através da Unidade de Projetos Especiais (UGP), está realizando ações sócio educativas no município de Santa Luzia do Tide, como parte do projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água naquela região.

A ampliação consiste da construção de 4  reservatórios de água  com capacidades de 800, 500, 300 e 200 metros cúbicos e perfuração de mais 4 poços, com previsão de entrega e funcionamento total no mês de abril, além da recuperação de 4 poços já existentes.

O plano de trabalho se encontra na etapa de educação sanitária e ambiental com a realização de oficinas, cursos de capacitação profissional nas escolas municipais e na comunidade dos bairros São Francisco, Cohab I e II, Bandinha, Mutirão, Centro e Abdon Braide. O projeto inclui ainda, uma campanha de distribuição de 400 filtros de argila naquelas localidades.

O objetivo do projeto social desenvolvido nessas áreas é despertar a reflexão sobre as questões sócio-ambientais como desperdício e armazenamento de água e coleta seletiva do lixo. Os temas das oficinas são: Melhoria da Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Coleta Seletiva e Reaproveitamento do Lixo, Educação Sanitária e Doenças de Veiculação Hídrica e Uso Racional das Águas e Preservação Ambiental. Os cursos abordarão assuntos relacionados a Saneamento Básico, Educação Ambiental e Bombeiro Hidráulico.

As oficinas e cursos que estão sendo realizadas em parceria com a Caixa Econômica Federal e Fundação Sousândrade, começaram no dia 17 de março e se estenderão até o mês de maio, quando será iniciada a etapa de capacitação profissional e geração de emprego e renda com o curso de bombeiro hidráulico.

A equipe de profissionais responsáveis por esta ação é formada pela assistente social Maykellane Silva Santos, pela psicóloga Marcyane Moraes da Silva, estagiária de Serviço Social Lourdes Bernadete Santana Chaves e coordenada pelas assistentes sociais Regiane Maciel, Roberta Jandira e Hosanna Ribeiro, da Companhia.