CAEMA REALIZA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2011

Apesar do Dia Mundial do Meio Ambiente ser oficialmente no domingo, 5, a data já está sendo comemorada. As empresas de saneamento promovem eventos de conscientização ambiental em todo o Brasil e, no mundo inteiro, milhares de pessoas unirão forças para fazer a diferença nesse dia.

Em São Luís, começou ontem, 2 e se estende até 16 de junho, a programação da Semana do Meio Ambiente 2011 promovida pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA. O objetivo é envolver o maior número possível de colaboradores, alunos, professores e toda comunidade maranhense nos debates em prol da preservação ambiental.

O acesso às palestras e exposições é totalmente gratuito. Além da programação direcionada ao público interno da CAEMA e de instituições parceiras, haverá palestras em escolas da rede pública.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela Organização das nações Unidas (ONU). Este ano o tema é “Florestas: a natureza a seu serviço”, como forma de celebrar o valor das florestas e chamar a atenção das pessoas para a importância de preservá-las.

Segundo a coordenadora da programação, Suely Gonçalves da Conceição, da Coordenadoria de Licenciamento e Educação Ambiental e Outorga de Recursos Hídricos da Companhia, o evento promete muita troca de conhecimentos com pessoas gabaritadas para disseminar a conscientização ecológica. “Teremos participantes com conhecimentos sobre recursos hídricos e unidades de preservação que farão exposições sobre os temas e as formas de preservar”, declarou.

Além da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) a Companhia conta com a parceria da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA; Serviço Social do Comércio - SESC; Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Instituto Municipal de Paisagem Urbana (IMPUR).

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2011 - CAEMA

02/06 às 8h

Palestrante: Francisco Correa/Raul Trindade - CAEMA

Local: Centro Integrado  Rio Anil-CINTRA - Alunos do ensino fundamental(4° e 5° ano)

02/06 às 8h

Palestrantes: Raoni Tomaz/Nazareth Silva e Lenimar Veiga-CAEMA

Local: Centro de Ensino Bernardo Coelho Almeida (Alunos do ensino médio)

06/06 às 8h

Palestrante: Raimundo Medeiros/Myrcea Carole - CAEMA

Local: Centro de Ensino Bernardo Coelho Almeida (Alunos do ensino médio)

07/06 das 10 às 14h

Exposição/ SESC*

Suely Gonçalves/Nazareth Silva - CAEMA

Local: Área de Vivência do SESC/ Deodoro (Funcionários e freqüentadores)

08/06 das 13 às 19:30h

Exposição/TRE-MA*

Suely Gonçalves/Myrcea Carole/ Raul Trindade CAEMA

Local: Sede do TRE, Bairro da Areinha (Funcionários e frequentadores)

10/06 às 9h

Palestra: Recursos Hídricos e Unidades de Conservação Estaduais

Palestrante: Marina Barros – SEMA

Local: Auditório da sede da CAEMA, Rua Silva Jardim, Centro (Colaboradores)

Apresentação: Diagnóstico Ambiental CAEMA – Raimundo Medeiros  CAEMA

Termos de Cooperação: CAEMA-SEMA – Suely Gonçalves

CAEMA-CPRM - Afonso Braúna

15/06 ás 9h

Palestra: Gerenciamento de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional

Palestrantes: Prof. Dr. Antônio Cezar Leal-FCT/UNESP /

Prof. Luiz Carlos Araújo dos Santos-CESI/UEMA

Local: Auditório sede da CAEMA, Rua Silva Jardim, Centro (Colaboradores)

16/06 às 9h

Palestra: Gerenciamento de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional

Palestrantes: Prof. Dr. Antônio Cezar Leal-FCT/UNESP

Prof. Luiz Carlos Araújo dos Santos -CESI/UEMA

Local: Auditório da sede da CAEMA, Rua Silva Jardim, Centro (Estudantes, professores e comunidade)

* A CAEMA é convidada do SESC e TRE e participará das respectivas exposições com filmes sobre o Parque Estadual do Bacanga, Tratamento de água, banners e  cartilhas.