PRESIDENTE DA CAEMA CONCEDE ENTREVISTA EM EMISSORAS DE RÁDIO DA CAPITAL

O presidente da CAEMA, engenheiro João Reis Moreira Lima foi entrevistado hoje, 13 de junho nas Rádios Mirante e Timbira, sobre a continuidade das obras do PAC Saneamento em São Luís.

Pela manhã, o presidente falou no Programa Ponto Final, da Rádio Mirante, sob o comando do Jornalista e Radialista Jorge Aragão, em substituição a Roberto Fernandes que se encontra de férias. À tarde, foi entrevistado no Programa Notícias da Tarde, da Rádio Timbira, comandado pelo Radialista Roberto Ramos, ancorado pelo Jornalista Beto Vieira.

Nas duas emissoras, João Reis Moreira Lima falou sobre os recursos da ordem de 110 milhões, oriundos do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado, que  serão aplicados nessa primeira etapa das obras do Programa de Aceleração do Crescimento para melhorias no esgotamento sanitário da capital.

De acordo com o engenheiro, as obras tiveram início em 2009, mas foram paralisadas no final de 2010 por ordem de TCU, em razão de apresentar o Projeto Básico muito defasado em relação ao crescimento da capital na última década.

Com a licitação já em andamento, a Companhia se prepara para a construção, nessa primeira etapa, de duas estações de tratamento de esgotos, uma no Vinhais e outra na Alemanha, que receberão esgotos das redes que já estão em operação atualmente. “Após a conclusão das obras, São Luís dará um salto em termos de qualidade e balneabilidade das praias, pois será tratado 60% do esgoto coletado”, disse, destacando também a ampliação das redes coletoras.

João Reis Moreira Lima ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura Municipal de São Luís, para a realização das obras, como forma de evitar maiores transtornos para a população. Para isso está em permanente contato com o secretário de Serviços e Obras da Prefeitura, Marco Aurélio Freitas, acertando todos os detalhes para os serviços de pavimentação nos locais em que ocorrerão as escavações.

Na oportunidade, o presidente foi questionado também sobre ligações clandestinas de água e esgotos; valor da tarifa de água; como evitar o desperdício de água; como usar corretamente a rede coletora de esgotos e por último sobre as ações da CAEMA nesses dois anos de gestão.