CAEMA DISCUTE PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DA BACIA DO BACANGA

Diretores, colaboradores e sociedade civil organizada se reuniram no auditório da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, para discutirem sobre o Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, elaborado pela Prefeitura Municipal de São Luís.

Dando início à reunião, o presidente da CAEMA, engenheiro João Reis Moreira Lima disse que a Companhia possui muito interesse nesse Programa, uma vez que, dentre as obras de saneamento básico previstas no mesmo, estão as reformas na Estação de Tratamento de Água do Sacavém; recuperação completa da barragem do Bacanga e ampliações das redes de abastecimento de água e de coleta de esgotos.

De acordo com o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Companhia, engenheiro José Ribamar Fernandes, a Caixa Econômica Federal exige que os projetos relacionados a saneamento básico sejam analisados pela CAEMA. “Somos co-responsáveis para fornecer o suporte técnico de informações para o melhor desenvolvimento do Projeto Bacanga” declarou.

Na oportunidade, o sócio ambiental da Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (SEMPE), Luís Jorge Dias, que representou o secretário da pasta, Francisco Barros, afirmou que, cerca de 240 mil pessoas serão beneficiadas indiretamente pelas obras e serviços do Projeto Bacanga. “Diretamente os benefícios alcançam 1/4  da população total de São Luís, composta pelos moradores das 42 comunidades localizadas dentro do perímetro urbano da bacia.

Algumas obras e serviços do Projeto já iniciaram como por exemplo, o Canal do Coroado. Na ocasião, questões sobre despoluição e infra estrutura do futuro espaço cultural do Coroado também foram levantadas, dando início ao fórum de discussão que contou com a participação ativa de lideres comunitários, jornalistas, colaboradores da CAEMA e representantes de Organizações Não Governamentais (ONG’s).

A iniciativa de promover o debate social dentro da Companhia partiu do gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da CAEMA, engenheiro Raimundo Nonato Medeiros. Para ele a oportunidade demonstrou o interesse da CAEMA no Projeto e a responsabilidade de analisá-lo corretamente, retirando, portanto, a idéia errônea de que a empresa põe entraves para sua realização.

Projeto Bacanga

Através de recursos assegurados pelo acordo de empréstimo firmado entre a Prefeitura Municipal de São Luís e o Banco Mundial (BIRD) o Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga é um projeto baseado em princípios de sustentabilidade sócio-ambiental e objetiva, com a finalidade de melhorar os serviços públicos prestados aos moradores da Bacia do Bacanga.