INVESTIMENTO EM SANEAMENTO BÁSICO NO INTERIOR DO ESTADO

Com intuito de melhorar os serviços prestados pela empresa bem como a qualidade de vida das pessoas nas áreas por ela atendidas, a  Caema está ralizando  obras em cidades do interior. Desta vez foram beneficiados os municípios de Santa Luzia do Tide, Rachão, Barreirinhas e Santa Rita.

Santa Luzia do Tide

Para aumentar a oferta de água potável em Santa Luzia do Tide, foram perfurados e instalados mais quatro novos poços na sede (P10, P11, P13 e P5). Os poços P10 e P11 com vazões de 40 e 50 metros cúbicos por hora respectivamente, beneficiarão cerca de 2 mil famílias nos bairros Cohab I, Cohab II, Mutirão e Habtar Brasil que receberão água de qualidade em suas residências. O P13, com vazão de 40 metros cúbicos por hora, juntamente com os poços P4 e P7, já existentes no local, favorecerão os moradores do Centro, e atenderão aproximadamente 2.500 residências. Os novos poços já estão passando por testes operacionais de vazão e também elétricos, no quadro de força do comando de bombas.

Também serão entregues à população, quatro novos reservatórios que armazenarão a água a ser distribuída à população. Os reservatórios já estão em fase de impermeabilização, última etapa da obra.

A obra compreende também a implantação de adutoras, implementação da rede de distribuição e ligações domiciliares com instalação de hidrômetros. A previsão é que seja entregue à população  ainda no primeiro semestre deste ano.

Para o fiscal da obra, engenheiro Raimundo Jansen, são muitos os benefícios trazidos para os usuários. “É de suma importância, pois atualmente apenas uma parte da cidade possui água encanada. Com os novos poços além de melhorar o abastecimento haverá também melhorias na qualidade da água”, afirma.

Barreirinhas

Os moradores de Barreirinhas já comemoram os benefícios da adquiridos com a implantação do sistema de esgotamento sanitário. Mesmo em fase final, as elevatórias de esgotos já estão em fase de pré operação e já estão sendo realizadas a limpeza e verificação de funcionalidade na rede coletora de esgotos, tendo em vista a existência de muitas ligações clandestinas feita por moradores. Outra ação já iniciada, é a abertura no asfalto, onde ficam localizados os PVs (bueiros), que tiveram suas tampas soterradas, sendo necessário elevá-las ao nísvel da ruas.

Foram construídos dois emissários secundários: o Emissário Cruzeiro com 450 metros e o Emissário Murici, com 1.098 metros. O emissário final, localizado no povoado São Domingos, tem uma extensão de 5.934 metros cinco mil novecentos e trinta e quatro metros. Os emissários conduzirão os dejetos para as Lagoas de Estabilização onde são submetidos a tratamento. Depois de tratados, são levados para os 4 sumidouros construídos após as lagoas. Uma parte dos efluentes evapora e a outra é infiltrada no solo. Por ser tratado não causam danos ao ambiente. A ampliação do sistema está acontecendo de forma gradativa.

De acordo com o fiscal da obra, técnico em Edificações, Hudson Holanda, estas medidas trazem qualidade de vida para a população e aquecem a economia local, pois os trabalhadores são contratados na própria região. Além de fomentar o turismo, pois os visitantes preferem locais com saneamento básico. “Essa iniciativa contribui para a melhoria no abastecimento e na qualidade da água. Como a captação de água é feita em poços artesianos, sem o tratamento dos dejetos os lençóis freáticos correriam o risco de serem contaminados pelas fossas sépticas”, disse.

Os moradores dos bairros Cruzeiro, Centro, Murici, Carnaubal, Ladeira, Aeroporto e Cebola serão os beneficiários dos 28.498 metros de rede coletoras implantadas, atendendo a 1.810 famílias. Paralelamente, está sendo realizada a atualização cadastral de usuários referente ao uso da água e início do  cadastro para o uso da rede de esgoto.