A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DA ÁGUA FOI TEMA DE PALESTRAS PROFERIDAS POR TÉCNICOS DA CAEMA

Como parte da programação da VII Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces, realizada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, no período de 20 a 22 de março, aconteceram diversas palestras de caráter educativo em escolas da rede pública e privada, setores da indústria e órgãos públicos  tanto na capital como no interior do Estado.

No Terminal Marítimo da Ponta da Madeira, porto privado gerido pela Vale, o engenheiro civil Raimundo Nonato Medeiros, chefe da Gerência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da CAEMA proferiu para os gestores, a palestra “O uso da Água na Indústria: desafios e avanços”. Em sua apresentação, Medeiros ressaltou as grandes distâncias dos mananciais; a pulverização dos recursos financeiros dirigidos para o saneamento; a poluição das fontes e a ocupação desordenada. Um dos pontos altos da palestra foi a importância da reutilização da água feita pela indústria. “A reutilização dos efluentes gerados na indústria é o caminho correto para a redução do consumo. O aumento do reuso é a melhor forma encontrada pela indústria para preservar a água”, afirmou o engenheiro.

Nas Unidades de Ensino Básico Albérico Silva e Luís Viana, localizadas na Alemanha, o técnico em Planejamento da Gerência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, engenheiro ambiental Raul Trindade, e o químico industrial Daniel Nogueira, foram os responsáveis pela palestra “Uso e Legislação da Água”. Na oportunidade foram tratados assuntos como o uso doméstico, agrícola e industrial da água; as doenças de veiculação hídrica e a importância da economia da água.

Técnicos, agentes do setor de reciclagem e agentes coletores de lixo da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SEMOSP), uma das parceiras da Companhia na realização da VII Semana das Águas, participaram da palestra “O impacto dos Resíduos Sólidos nos Recursos Hídricos”, proferida pelo engenheiro civil Raimundo Medeiros. O engenheiro expandiu o conceito de resíduos sólidos, fazendo uma abordagem filosófica do que pode ser considerado lixo. “O que eu considero como lixo pode não ser considerado por outra pessoa, pois o lixo, nessa visão, é tudo aquilo que desperdiça recursos”, explica o engenheiro.

Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Batista Daniel de La Touche no Renascença, puderam aprender sobre o uso racional da água e a importância da participação de toda a sociedade na preservação desse recurso, durante a apresentação da palestra “Cooperação pelas Águas”, proferida pelo engenheiro Raimundo Medeiros. “Conhecer desde cedo sobre a preservação das águas é importante para a formação de futuros defensores desse bem indispensável  à vida”, afirmou o engenheiro.

A VII Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces na capital, contou com uma programação de mais de 10 palestras proferidas por profissionais da CAEMA e pelos parceiros Fundação Nacional de Sáude (FUNASA) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

No interior foram 11 palestras distribuídas nas cidades de Barreirinhas, Itapecuru-Mirim e Chapadinha