Equipes trabalham para resolver problema em conexão do Sistema Italuís

Equipes trabalham desde o fim da noite de sábado (9) para resolver um problema na conexão feita no novo Sistema Italuís. A falha foi detectada após o reinício do bombeamento de água na nova adutora.

O problema está numa peça fabricada por uma das empresas contratadas para fazer a instalação da nova adutora.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) tem equipes trabalhando no local de forma permanente, junto com as empresas responsáveis pela obra. O governador Flávio Dino está no local, nas margens da BR-135, supervisionando a obra e o trabalho dos engenheiros e técnicos.

“A Caema está atuando junto com a empresa fabricante da peça que deu problema. Estamos fazendo uma avaliação e tomada de decisão da forma mais rápida possível para restabelecer o sistema”, afirmou Carlos Rogério, presidente da companhia.Para fazer o conserto, é necessário esvaziar o sistema, o que provoca interrupção temporária no abastecimento de água nos 159 bairros atendidos pelo Sistema Italuís.

Ele frisou que a responsabilidade pelo problema está sendo apurada para que as providências necessárias sejam tomadas. “Temos que fazer uma avaliação do que aconteceu, mas a peça é de responsabilidade da empresa construtora”, disse.

O proprietário da empresa responsável pela peça disse que os profissionais estão atuando para identificar a falha. “Estamos vendo o que realmente aconteceu. Sabemos que é nessa peça que está o problema”, disse Ene Pires, da Memps Montagem.

Assistência

O problema também afetou uma casa que fica perto da conexão. A água que vazou prejudicou a estrutura de uma residência. O governador Flávio Dino conversou com uma das moradoras da casa e providenciou todo o reparo necessário.

“Estamos bem mais tranquilos agora. Estava preocupada. Mas ele [governador] já mandou resolver e estou bem tranquila. Não deixou a gente na mão”, disse a moradora Euvenice Pinto Lira.