Caema promove palestras educativas em Imperatriz

O saneamento básico é divido em quatro sistemas - distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem das águas pluviais urbanas e coleta de resíduos sólidos (lixo). A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) é responsável pela manutenção de dois desses sistemas no Estado, o de água e esgoto, sendo os outros dois de responsabilidade de cada município. Afim de esclarecer essa e outras dúvidas da comunidade, a Caema promoveu, no último sábado (18), palestras no bairro Itamar Guará com membros da Unidade Regional de Imperatriz e a população, para conscientizar os moradores sobre o uso correto da água e da rede coletora de esgoto.

De acordo com o gerente regional de Imperatriz, Luciano Costa, essa ação tem o objetivo de aproximar cada vez mais a CAEMA da comunidade. “Sabendo dos anseios deles e, com base nas dificuldades encontradas em campo e nessas reuniões, nós podemos dar soluções viáveis para cada caso”, afirmou. Um dos pontos importantes esclarecidos na reunião foi sobre o faturamento, explicando aos moradores sobre o hidrômetro (equipamento que mede o consumo da água) e de como se mede o consumo do imóvel através das leituras no equipamento.

Também foi explicado sobre os cuidados e dicas sobre o uso da água, afim de economizar o consumo e sobre estar atento a possíveis vazamentos da sua rede interna que possam interferir no valor da fatura. Sobre o esgoto, o gerente falou sobre o uso correto da rede, como não jogar lixo no vaso sanitário e pias, limpeza dos ralos de banheiros e lavanderias, uso correto da caixa de gordura, não fazer instalações clandestinas e sobre descarte irregular de substâncias na rede de esgoto, como os líquidos inflamáveis.

Esgoto X Drenagem: entenda a diferença

A explicação mais simples é de que a rede de esgoto recolhe e trata o esgoto das casas e indústrias e a rede de drenagem recolhe as águas das chuvas sem fazer o tratamento, escoando para o rio. No Maranhão, a Caema tem a concessão apenas para trabalhar com a rede de água e esgoto.

A água oferecida pela Companhia para os imóveis é a mesma quantidade que é produzida de esgoto da casa. Portanto, a água descartada em pias, banheiros e cozinhas são esgoto. A rede coletora de esgoto fica localizada sempre no meio da via e os poços de visita, comumente chamados de bueiros, estão identificados por tampas de ferro com o nome da Caema. Já as sarjetas e “bocas de lobo” pertencem ao sistema da rede de drenagem, que se localizam às margens das vias, na calçada.

Um dos principais problemas das redes são as instalações incorretas e ilegais, como a da rede de drenagem na rede de esgoto, pois quando chovem, o grande volume de água indevida faz com que a rede de esgoto estoure, já que não são projetadas para a passagem de grandes volumes de água, fazendo com que também o esgoto volte para dentro das casas. A rede de esgoto feita incorretamente na rede de drenagem faz com que esse esgoto escoe por essa rede sem o devido tratamento, sendo descartada de forma irregular no rio, poluindo a natureza.

Essa instalação incorreta das redes ocasiona uma dúvida frequente na responsabilidade da manutenção dessas redes pela população.