ENCERRADO PROJETO TÉCNICO SOCIAL EM SANTA LUZIA DO TIDE

A CAEMA realizou na primeira semana de junho, a solenidade de encerramento das ações do Projeto Técnico Social desenvolvido paralelamente à execução das obras do PAC Saneamento em Santa Luzia do Tide.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação do município, onde foi promovida uma avaliação dos trabalhos por meio de apresentação teatral enfatizando a importância da água. Em seguida, o coordenador do PAC na CAEMA, engenheiro Nelson Almada Lima fez a entrega de certificados aos participantes das oficinas realizadas durante o Projeto.

O Projeto Técnico Social visa beneficiar a comunidade localizada no entorno das obras do PAC, através de ações educativas e socioambientais voltadas para a preservação e proteção do meio ambiente. Para garantir a melhoria da qualidade de vida da comunidade, são proferidas palestras sobre Educação Ambiental; Coleta Seletiva e Reaproveitamento do Lixo; Educação Sanitária e Doenças de Veiculação Hídrica; Uso Racional e Qualidade da Água, dentre outras.

As ações sociais realizadas sob a coordenação das assistentes sociais Jacira Santos, Roberta Pinheiro, Célia Regiane e Rossana Paula, integraram o projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água de Santa Luzia do Tide, com a construção de 4  reservatórios de água, com capacidades de 800, 500, 300 e 200 metros cúbicos e perfuração de mais 4 poços a serem entregues à população até o final de julho deste ano, além da recuperação de outros 4 poços.

Cerca de 700 pessoas da comunidade participaram dos cursos de capacitação profissional, sobre Saneamento Básico; Educação Ambiental e Bombeiro Hidráulico. Os cursos, com duração de três meses, foram ministrados em parceria com a Caixa Econômica Federal e Fundação Sousândrade. Na ocasião houve também a distribuição de 400 filtros de água para as famílias carentes, além de  orientação sobre a importância, higiene e manuseio da água.

O evento contou com a presença de autoridades locais, dentre as quais, o chefe de gabinete da Prefeitura , Herbert Paixão; a coordenadora da Universidade do Tocantins (UNITINS), Iranilda Queiroz; a secretária adjunta de Assistê ncia Social, Neiliane Araújo, além de representantes das Escolas Travassos Furtado e Abdon Braide, onde ocorreram as oficinas.