CAEMA PARTICIPOU DE FÓRUM DE COMBATE A DENGUE NA CAPITAL

A CAEMA e os demais órgãos integrantes do Comitê de Combate a Dengue, participaram no dia 17 de novembro, no Auditório da FIEMA, do I Fórum Municipal Sobre o Risco de Epidemia da Dengue em São Luís. O objetivo é unir esforços para o desenvolvimento de ações articuladas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), no sentido de intensificar o controle da doença para 2012.

Além da oportunidade de serem discutidas sugestões necessárias ao enfrentamento das dificuldades relacionadas a dengue,  o Fórum serviu como antecipação de medidas e um chamamento para a responsabilidade de todos. Dessa vez o encontro foi estruturado com base nos cinco encontros preparatórios realizados com a participação da comunidade dos sete distritos sanitários de São Luís, fortalecendo mais ainda o papel da comunidade na preparação para 2012.

Na oportunidade, representantes da CAEMA orientaram os participantes quanto ao  armazenamento adequado da água, além de fornecerem um treinamento sobre a correta limpeza e desinfecção de caixas d’água e de poços domiciliares, medida indispensável no combate à reprodução dos mosquitos causadores da dengue.

A coordenadora de Monitoramento e Controle de Qualidade da Água da Companhia, química Lenimar Gomes participou do evento e falou da importância do papel da CAEMA no combate a dengue. “A CAEMA tem um papel fundamental no combate a dengue, principalmente com relação às instruções de armazenamentos da água que estão sendo repassadas à comunidade, o que dificulta o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue”, destacou.

O Fórum contou também com a presença de representantes da Fundação Nacional de Saúde (SES); Secretaria Estadual de Saúde (FUNASA); Secretaria Municipal de Educação (SEMED); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM); Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP); além de Diretores de Unidades de Saúde; Médicos; Enfermeiros e Agentes Epidemiológicos.

De acordo com dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica do Município,  de janeiro até o início de novembro deste ano, correspondente à 45ª semana epidemiológica, foram notificados 5.048 casos de dengue, sendo 1.306 confirmados por laboratório e 102 casos da forma grave da doença. Foram registrados 10 óbitos.